Uma das melhores receitas que saiu da minha cozinha nestes ultimos tempos foi este folhado de pato.
A semana passada, convidei os amigos F e AM para cá virem jantar.A entrada foi uma deliciosa Salada Grega, fresca e simples, ideal para a época. A sobremesa o Ananás com Hortelã do Jamie Oliver do qual ficamos fãs cá em casa, e o prato principal foi este folhado. A repetir, sem dúvida nenhuma!
Ingredientes para 4 pessoas:
1 placa rectangular de massa folhada fresca ou congelada
1 pato
2 cebolas pequena
1 cenoura
1 raminho de hortelã
sal q.b.
6 cravinhos
6 pimentas pretas
1 colher de sopa de azeite
2 colheres de sobremesa de amido de milho (Maisena)
1 gema para pincelar
Preparação:
Coza o pato numa panela grande juntamente com 1 cebola com os cravinhos espetados, a cenoura, sal, as pimentas e o ramo de hortelã.Deixe cozinhar em lume brando até o pato estar bem cozido.
Retire depois do lume, desfie o pato e coe o caldo da cozedura, reservando-o.
Leve depois uma frigideira ao lume e aloure uma cebola pequena juntamente com o azeite. Acrescente o pato desfiado e a farinha maisena e mexa bem. Junte um pouco do caldo da cozedura e deixe engrossar até ficar com um molho espesso e cremoso. Rectifique de sal e pimenta.
Entretanto corte a massa folhada em 4 rectângulos iguais. Com uma faca faça um rebordo ao longos dos rectângulos, mas sem os cortar até ao fundo. Pincele toda a superfície com a gema de ovo e leve ao forno quente até a massa cozer e folhar completamente.
Retire depois a massa do lume e com a ajuda de uma tesoura retire a tampa que marcou previamente com a faca mantendo-a inteira. Ficará com uma caixa rectangular e respectiva tampa por pessoa.
Encha cada uma das caixas com o pato desfiado (se necessário aqueça-o para ir quente para a mesa) e cubra com a tampa. Decore com um raminho de hortelã, e sirva acompanhado com uma salada de rucula.
Bom Apetite!
No comments:
Post a Comment