Friday, June 5, 2009

Suspiros com Creme de Mascarpone e Frutos Silvestres

Acho que se neste momento tivesse de eleger a minha sobremesa favorita, esta era, sem dúvida a vencedora. São os suspiros crocantes, com a cremosidade do mascarpone e o contraste dos frutos silvestres... Hummmm!
Bom Fim de Semana!

Ingredientes para 2 pessoas:

4 suspiros (caseiros ou de compra)
4 colheres de sopa de mascarpone ou queijo creme
4 colheres de chá de compota de frutos silvestres ou vermelhos
Hortelã para decorar

Preparação:

Cuidadosamente, e com a ajuda de uma faca afiada, corte os suspiros ao meio. (É uma tarefa difícil, pois eles tendem a esfarelar e partir).
Recheie as metades com uma colher de sopa de mascarpone e por cima com o doce de frutos silvestres. Cubra com a metade de cima do suspiro e decore com a hortelã.
Coloque 2 a 2 em cada prato e sirva.

Bom Apetite!

Thursday, June 4, 2009

Salada de Massa e Atum Com Molho de Iogurte

As saladas são agora a comida de referência à mesa cá de casa. Saladas de legumes e vegetais, saladas de leguminosas, saladas de arroz, mas também as saladas de massa.
Ora esta salada não tem nada de especial, e creio que todos a fazem com mais ou menos ingredientes. O molho para mim é que é a inovação. Nada de maionese ou molos carregados de gordura. Um simples molho de iogurte para comer com prazer e sem culpa!

Ingredientes para 2 pessoas:

1 lata de atum em azeite
150gr de massa fusili ou outra
10 tomates cherry
10 azeitonas pretas descaroçadas
2 colheres de sopa de salsa picada
2 ovos

Para o molho de iogurte:
1 iogurte natural
sal e pimenta q.b.
1 colher de chá de açafrão das indias
1 colher de chá de molho inglês
sumo de limão q.b.
1 colher de chá de concentrado de tomate ou ketchup

Preparação:

Leve a massa e os ovos a cozer numa panela com água temperada de sal até ficar al dente.
Prepare o molho de iogurte simplesmente batendo todos os ingredientes com o iogurte com a ajuda de um garfo.
Entretanto lave os tomates cherry e corte-os ao meio, bem como as azeitonas.
Numa saladeira junte o atum desfeito, a salsa picada, os tomatinhos e as azeitonas. Junte também a massa bem escorrida e passada por água fria, e os ovos partidos em pequenos pedaços. Adicione metade o molho e envolva bem. Sirva de imediato ou guarde no frigoífico até ao momento de servir.

Bom Apetite!

Wednesday, June 3, 2009

Suspiros

Nada melhor para aproveitar claras do que fazer suspiros ou merengues... Ainda melhor se aproveitarmos dias de menos calor para termos o forno ligado durante quase 2 horas...
As quatros claras que andavam aos tombos no meu frigorífico resultaram em suspiros... Ai

Ingredientes:

4 claras
400gr de açúcar
(100gr de açúcar por clara)

Preparação:

Bater as claras em castelo. Assim que estas começarem a subir, incorporar aos poucos e poucos o açúcar. Continuar a bater até as claras ficarem bem duras.
Forrar os tabuleiros com papel vegetal e com um saco pasteleiro ou uma colher, fazer montinhos de claras afastados uns dos outros, pois os suspiros crescem um pouco.
Levar a forno pouco quente, cerca de 150ºC até os suspiros estarem bem cozidos. (Os meus demoraram cerca de 2 horas - ao retirar do forno e deixar cair sobre a pedra, devem fazer um som seco)
Guardar em caixas hermeticamente fechadas no congelador, onde estão sempre prontos a usar, pois devido ao teor de açúcar não congelam.
Poderão ser comidos simples, partidos em pedaços e adicionados a gelados, mousse de chocolate, a natas batidas e morangos...

Bom Apetite!

Tuesday, June 2, 2009

Folhado de Pato

Uma das melhores receitas que saiu da minha cozinha nestes ultimos tempos foi este folhado de pato.
A semana passada, convidei os amigos F e AM para cá virem jantar.A entrada foi uma deliciosa Salada Grega, fresca e simples, ideal para a época. A sobremesa o Ananás com Hortelã do Jamie Oliver do qual ficamos fãs cá em casa, e o prato principal foi este folhado. A repetir, sem dúvida nenhuma!

Ingredientes para 4 pessoas:

1 placa rectangular de massa folhada fresca ou congelada
1 pato
2 cebolas pequena
1 cenoura
1 raminho de hortelã
sal q.b.
6 cravinhos
6 pimentas pretas
1 colher de sopa de azeite
2 colheres de sobremesa de amido de milho (Maisena)
1 gema para pincelar

Preparação:

Coza o pato numa panela grande juntamente com 1 cebola com os cravinhos espetados, a cenoura, sal, as pimentas e o ramo de hortelã.Deixe cozinhar em lume brando até o pato estar bem cozido.
Retire depois do lume, desfie o pato e coe o caldo da cozedura, reservando-o.
Leve depois uma frigideira ao lume e aloure uma cebola pequena juntamente com o azeite. Acrescente o pato desfiado e a farinha maisena e mexa bem. Junte um pouco do caldo da cozedura e deixe engrossar até ficar com um molho espesso e cremoso. Rectifique de sal e pimenta.
Entretanto corte a massa folhada em 4 rectângulos iguais. Com uma faca faça um rebordo ao longos dos rectângulos, mas sem os cortar até ao fundo. Pincele toda a superfície com a gema de ovo e leve ao forno quente até a massa cozer e folhar completamente.
Retire depois a massa do lume e com a ajuda de uma tesoura retire a tampa que marcou previamente com a faca mantendo-a inteira. Ficará com uma caixa rectangular e respectiva tampa por pessoa.
Encha cada uma das caixas com o pato desfiado (se necessário aqueça-o para ir quente para a mesa) e cubra com a tampa. Decore com um raminho de hortelã, e sirva acompanhado com uma salada de rucula.

Bom Apetite!

Monday, June 1, 2009

Risotto de Camarão, Delícias do Mar e Ervilhas

Cá em casa gostamos de risotto. Não é comida de todos os dias, mas, de vez em quando é comida reconfortante para os nossos estômagos. Foi o que aconteceu num destes ultimos dias chuvosos, antes da chegada deste calor abrasador que se tem feito sentir.

Ingredientes para 2 pessoas:

1 medida de arroz arbório ou carnoli
1 colher de sopa de azeite
1 cebolinha pequena
1 chávena de ervilhas congeladas
1/2 chávena de miolo de camarão
8 pauzinhos de delícias do mar
1/2 copo de vinho branco
2 colheres de sopa de Mascarpone
sal e pimenta q.b.

Preparação:

Leve ao lume uma panela com água temperada de sal e, assim que levantar fervura coza o miolo de camarão e as ervilhas. Depois de cozido escorra e reserve o caldo para a preparação do risotto.
Leve depois um tacho ao lume com o azeite e a cebola picada e deixe cozinhar até estar estar translucida. Junte depois o arroz e deixe saltear. Quando o arroz também começar a ficar tranluciso acrescente o vinho branco e, em lume brando, vá mexendo o arroz até todo o vinho ser absorvido.
Vá depois acrescentando o caldo reservado, aos poucos e poucos, mexendo continuamente, até o arroz estar cozido e com uma textura cremosa. Junte as ervilhas e o miolo de camarão, bem como as delícias do mar partidas em pedaços. Rectifique os temperos e acrescente o mascarpone.
Mexa bem, e deixe repousar 2 minutos antes de servir.

Bom Apetite!
//PART 2