Friday, February 24, 2012

Galette de Morango e Ruibarbo

Assim que dei com os olhos no ruibarbo, peguei numa embalagem e trouxe-a comigo. Tinha encontrado um ingrediente difícil e não ia perder a oportunidade de o cozinhar. Claro que para lhe fazer companhia trouxe uns morangos. Sei que os dois são quase inseparáveis e assim ficaram também na minha cozinha.
Os ingleses usam muito esta combinação de sabores em tartes, crumbles ou compotas que usam para misturar com iogurte, natas ou como molho de gelados. Acabei por me decidir a fazer uma simples galette e a utilizar uma preparação muito simples. A acidez do ruibarbo foi algo que me agradou bastante e acho que fica realmente muito bem com os morangos.
Deixo a receita para quem conseguir encontrar ruibarbo à venda por aí (Já agora eu comprei no Supercor)!

Ingredientes:

1 placa de massa quebrada pronta a usar
400g de morangos
400g de ruibarbo
sumo e raspa de 1 laranja
200g de açúcar

Preparação:

Lave os morangos e o ruibarbo e corte-os em pedaços pequenos. Numa taça misture a fruta com o açúcar, a raspa e o sumo da laranja e deixe macerar alguns minutos.
Entretanto estenda a massa quebrada num tabuleiro forrado com papel vegetal. Escorra o líquido que se formou na fruta e coloque-a ao centro da massa virando depois as pontas grosseiramente para dentro para formar a galette. Polvilhe a massa com um pouco de açúcar e leve ao forno previamente aquecido (180ºC) ´cerca de 40 minutos até a massa estar cozida.
Sirva a gelette com um pouco de iogurte grego batido com açúcar em pó ou com uma bola de gelado.

Bom Apetite!

No comments:

Post a Comment

//PART 2