Andava para fazer ossobuco hà imenso tempo, mas quando me lembrava nunca os encontrava à venda. Mas da ultima vez que os vi à venda, não me escaparam. Não são de vaca, mas sim de carne de porco, que eu prefiro, pois tenho uma relação difícil com a carne de vaca.
Segui quase na integra a receita da Elvira, e ficou delicioso. E como se vivem tempos de menor abundância (para não dizer crise), fica uma refeição muito barata.
Ingredientes para 2 pessoas:
4 ossobucos de porco ou de vaca pequenos
1 cebola pequena picada finamente
2 tomates pequenos pelados
azeite q.b.
1 copo de vinho branco seco
1,5 copos de caldo de carne quente
farinha q.b.
sal & pimenta moída na altura
Gremolata: 1 dente de alho picado finamente, 1/2 ramo de salsa picado finamente, raspa da casca de 1/2 limão
Preparação:
Fazer alguns cortes nas bordas dos ossobucos para estes não enrolarem durante a cozedura. Temperar com sal e pimenta. Passar por farinha.
Aquecer o azeite numa frigideira grande e refogar a cebola até ficar ligeiramente dourada. Retirar a cebola da frigideira e reservar.
Juntar um pouco mais de azeite à frigideira. Deixar aquecer e adicionar a carne. Alourar de ambos os lados. Acrescentar a cebola refogada e o tomate cortado em cubos e regar com o vinho branco.
Regar depois com o caldo quente e cobrir com uma tampa. Cozinhar em lume brando por 1h45-2h00, virando a carne à meio da cozedura. Se necessário, adicionar pequenas quantidades de caldo para o molho não secar.Rectificar os temperos.
Misturar muito bem todos os ingredientes da gremolata e adicionar à carne. Cozinhar por mais uns minutos, sacudindo a frigideira para a carne não pegar no fundo.
Servir de imediato, acompanhando com puré de batata.
Bom Apetite!
No comments:
Post a Comment