Monday, September 26, 2011

Doce de Amoras Silvestres

Com um punhado de amoras silvestres apanhadas em frente a casa dos meus sogros fiz uma compota cheia de memórias de infância. De quando eu e a minha avó íamos apanhar amoras maduras e doces, e ficávamos com as mãos encardidas, de as comer ainda quentes do sol assim que as colhíamos, de saborear fatias de broa barradas o doce que fazíamos as duas. As amoras deixaram de existir no sítio onde as apanhávamos, mas a minha cumplicidade com a avó mantêm-se, agora acompanhada com outro doce de amoras...

Ingredientes para 1 frasquinho:

300g de amoras silvestres maduras
200g de açúcar

Preparação:

Num tacho coloque as amoras e junte o açúcar. Leve ao lume, e assim que começar a ferver reduza-o para o mínimo e deixe cozinhar muito lentamente mexendo de vez em quando, até o doce atingir o ponto de estrada (que é quando depois de colocar um pouco de doce num prato e lhe passar o dedo, se formar uma estrada!).
Retire o doce do lume coloque -o, ainda quente, num frasco esterilizado. Feche-o e coloque-o de cabeça para baixo - isto ajuda a criar um vácuo natural e a ajuda a conservar o doce mais tempo.

Bom Apetite!

No comments:

Post a Comment

//PART 2