Thursday, January 5, 2012

Batatinhas a murro com Alho e Oregãos

Eu não sou uma pessoa de batatas. Principalmente se as batatas forem cozidas. Prefiro arroz ou massa ou couscous e esqueço-me ou faço-me de esquecida em relação às batatas. Curiosamente em miúda, e depois de ter almoçado ou jantado e já depois da fruta era comum pedir as batatas cozidas que tinham sobrado da refeição que comia com prazer como se de um doce se tratasse. Vá-se lá perceber porquê!
Mais crescida veio então a minha falta de paixão por batatas cozidas. Por isso, quando a refeição era peixe (ou qualquer outra coisa, mas maioritariamente peixe estufado ou grelhado) acompanhado de batatas cozidas, a minha avó, e claro que tinha de ser a minha avó que a minha mãe já não ia muito nessas manhas, me preparava umas batatinhas temperadas com azeite. alho e oregãos para assim a menina (neste caso eu) comer as batatinhas com gosto. Na prática o que a avó fazia era apenas separar umas quantas batatas das mesmas que iam para a mesa para todos comerem, partí-las em cubinhos, temperar e misturar e levar para a mesa numa tacinha à parte. Claro que eu pensava que as batatas eram especiais.
Esta versão, entretanto revista e melhorada pela avó é agora habitual cá em casa. É que eu continuo sem gostar muito de batatas cozidas.

Ingredientes para 2 pessoas:

8 a 10 batatinhas primor
1 colher de sopa de oregãos
2 colheres de sopa de azeite
2 dentes de alho
sal e pimenta q.b.

Preparação:

Lave bem as batatinhas e leve-as a cozer (com a casca, que é fininha) em água tempera de sal.
Entretanto descasque os dentes de alho e piquenos bem finamente. Leve o azeite ao lume com o alho e, assim que o alho começar a querer fritar desligue, junte os oregãos e deixe em infusão até arrefecer.
Quando as batatas estiverem cozidas escorra-as e, colocando uma toalha de cozinha lavada sobre as batatas dê-lhes um pequeno murro para as abrir e assim embeberem melhor os temperos.
Coloque depois as batatas num prato ou travessa que vá à mesa e junte o azeite com o alho e os oregãos e envolva bem. Tempere também com um pouco de pimenta e sirva de imediato.
São optimas para axompanhar peixe ou carnes grelhadas.

Bom Apetite!

No comments:

Post a Comment

//PART 2