A verdade é que não gosto de tradições importadas, mas este ano não resisti e resolvi fazer um jantar de "sábado a 6", e um almoço de domingo em família dedicado ao Thanksgiving. Porque, nesta minha versão, estas foram refeições para realmente agradecer (ou dar graças) pela família e amigos, por termos uma mesa farta, saúde, trabalho, uma casa confortável, mas, principalmente para agradecer termo-nos uns aos outros e sabermos que temos sempre com quem contar. Porque apesar de tanto a minha vida como a de algumas pessoas que me rodeiam não ser perfeita, temos mesmo assim muitas coisas para agradecer, em vez de passarmos o tempo a queixarmo-nos e a culpar os outros por tudo o que de mal nos acontece. Foi por isso que cá em casa se comemorou o "dia de acção de graças"! E tal como na versão americana, houve peru, molho de frutos silvestres (não encontrei os arandos!) pão de milho (cornbread), puré de batata doce, batatas assadas, couves de bruxelas salteadas entre muitos outros acompanhamentos e uma tarte de abóbora deliciosa. Ah, e claro, houve família, partilha e celebração à volta da mesa.
Ingredientes:
(adaptado de GoodFood, Novembro 2011, pág.10)
750g de abóbora
1 rolo de massa quebrada frescas pronta a usar
140g de açúcar
1 pitada de sal
1/2 colher de chá de noz moscada
1 colher de chá de canela em pó
2 ovos
25g de manteiga
175ml de leite
açúcar em pó para polvilhar
natas batidas em chantily para servir
Preparação:
Coza a abóbora cerca de 15 minutos até ficar macia. Escorra e deixe arrefecer.
Entretanto forre uma tarteira de fundo amovível com a massa quebrada e cubra-a com papel vegetal e encha com feijão seco ou arroz e leve ao forno pré-aquecido a 180ºC durante 15 minutos. Ao fim desse tempo retire o papel vegetal e os pesos (feijão ou o arroz) e deixe cozinhar mais 10 minutos até a base ficou ligeiramente dourada. Retire e deixe arrefecer.
Triture a abóbora escorrida com a varinha mágica . Numa taça misture o açúcar, o sal, a noz moscada e metade da canela. Noutra taça misture os ovos batidos, a manteiga derretida e o leite e junte os ingredientes líquidos à misture de açúcar e envolva bem. Acrescente depois o puré de abóbora e misture bem.
Coloque o recheio de abóbora na base da tarte e cozinhe durante 10 minutos a 220ºC. Reduza depois a temperatura do forno para 180ºC e deixe cozinhar mais 35-40 minutos até o recheio estar firme.
Deixe arrefecer e desenforme depois a tarte. Polvilhe com o açúcar em pó e a restante canela.
Sirva a tarte com natas batidas.
Bom Apetite!
No comments:
Post a Comment