Thursday, June 16, 2011

Gelado Rápido de Pêssego

Mais uma receita com pêssegos, eu sei. Mas já sabem que por aqui não se deita nada fora e a abundância tem-me dado que fazer...
Desta vez foi um gelado e, apesar de já ter feito várias receitas de gelado de pêssego esta é um pouco diferente, não necessita de nenhuma máquina de gelados e é inspirada na preparação de gelados da Bimby. Este "robot" de cozinha super potente faz (entre muitas outras coisas) gelados "automaticamente" usando para isso todos os ingredientes congelados e triturando-os com o seu poder e velocidade. Os robots de cozinha "normais" podem não ter tanta potência mas também picam, batem e emulsionam, portanto era apenas uma questão de experimentar e ver o que acontecia. (Tal como a Mariana, do Caos na Cozinha, " tirando 1 ou 2 funcionalidades, não há nada que a bimby faça que eu não faça sem ela." - e como podiam ser minhas as restantes palavras deste seu post!)
Os pêssegos bem maduros acumulavam-se no frigorífico e eu em vésperas de estar fora de casa uns dias. Dei então por mim a arranjar os pêssegos e a congelá-los para, quem sabe, fazer uns batidos. No frigorífico estava também meia-lata de leite condensado e eu para não estragar, e seguindo os ensinamentos da minha amiga C. que congela tudo, resolvi colocar o leite condensado em covetes de gelo e lá foram para o congelador. De regresso a casa (e depois de uns dias de convivência com uma Bimby.) lá foi tudo parar ao convencional robot de cozinha. E assim, sem Bimby, também tive direito a gelado "instantâneo".
E a minha opinião sobre a Bimby? Boas qualidades, alguns senãos e um preço excessivo. Mas, apesar de tudo, acho que já estive mais longe de comprar uma....

Ingredientes:

1kg de pêssegos maduros arranjados e cortados em pedaços pequenos
1 embalagem de leite condensado

Preparação:

Coloque o pêssego num saco de congelação, retire o ar e congele na horizontal  de modo a que depois de congelado não fique com uma "bola" de pêssego congelado.
Coloque o leite condensado numa covete de gelo, embrulhe em película aderente, para não ganhar cheiros e sabor, e congele também.
Quando quiser fazer o gelado, basta retira os ingredientes do congelador uns 20 minutos antes e deixar à temperatura ambiente para começarem a amolecer um pouco (porque os robots de cozinha convencionais não têm a potência da Bimby e convém que os ingredientes estejam a começar a amolecer em vez de estarem duros como pedra). Se quiser fazer o gelado para sobremesa basta retirar as coisas do congelador no inicio da refeição.
Coloque tudo no robot de cozinha onvencional, ou até no copo dos batidos e triture até obter uma textura cremosa e homogénea. Sirva de imediato.

Bom Apetite!

No comments:

Post a Comment

//PART 2