Thursday, May 24, 2012

Bifinhos Louros com Couves de Bruxelas Salteadas

Nem todos somos obrigados a gostar de cozinhar. Eu sei disso. Compreendo e respeito o facto de não sermos todos iguais nem de partilharmos todos os mesmos gostos. Mas depois há aquelas pessoas que fazem comentários tristes e que me tiram completamente do sério. Que olham para mim como se eu fosse uma ave rara e vivesse no século passado. Ou numa comunidade Amish. Isto tudo porque digo que faço pão em casa, iogurtes, bolos, bolachas e até comida para ter congelada e pronta a usar. Viram-se para mim e perguntam-me se nunca ouvi falar em take-away e padarias. Ou então, pior ainda, respondem-me que me dou a esse trabalho porque não devo ter mais para fazer ao tempo, e que eu precisava era de ter a vida delas. O que elas não percebem, ou não querem perceber, é que eu tenho um enorme prazer em tudo isto. E foi esse prazer que me levou a criar este blogue e que, consequentemente me deu a oportunidade de editar dois livros. E melhor ainda, que me permite, pelo menos por agora, ter um trabalho que me dá a possibilidade de não ter horários mas que principalmente, é apenas fazer o que gosto e o que me dá prazer quando quero. Isto é: cozinhar, fazer pão, bolos, bolachas e estes bifinhos louros com couves de bruxelas salteadas que estavam deliciosos. E de poder partilhar tudo com quem compreende!

Ingredientes para 2 pessoas:

4 a 6 bifinhos de porco do cachaço
3 dentes de alho
sal e pimenta q.b.
1 limão
1 folha de louro
2 colheres de sopa de whisky
tabasco q.b.
azeite q.b.
200g de couves de bruxelas (usei congeladas)

Preparação:

Tempere os bifinhos com os dentes de alho esmagados, sal, sumo de um limão e a folha de louro partida em pedaços, Deixe ficar a marinar pelo menos 15 minutos.
Entretanto coza as couves de bruxelas, preferencialmente ao vapor, mas de modo a que não fiquem demasiado cozidas. Devem estar ainda firmes quando as tirar. Corte-as ao meio e reserve.
Leve depois uma frigideira anti-aderente ao lume com 1 colher de sopa de azeite. Deixe aquecer e cozinhe os  bifinhos, juntamente com a marinada, até ficarem louros. Acrescente depois o tabasco a gosto e o whisky e cuidadosamente pegue fogo à frigideira, flambeando os bifinhos. Retire os bifinhos e reserve-os deixando os sucos todos na frigideira. Junte agora à frigideira as couves de bruxelas e deixe-as saltear juntando um pouco de pimenta.
Sirva os bifinhos com as couves de bruxelas e, se gostar, polvilhe com um pouco de coentros frescos picados. Poderá servir ainda com um pouco de arroz.

Bom Apetite!

No comments:

Post a Comment

//PART 2