Monday, August 20, 2012

Compota de Pêssego com Laranja


A cerca de 4 meses do Natal, há já muitas compotas prontas para os meus cabazes aproveitando a fruta caseira e madura que os avós vão trazendo.
Ainda antes dos dias de praia, houve tempo e ingredientes para preparar mais uma compota. Mais uma vez dos pêssegos que chegaram muito tocados e maduros, impossíveis de serem comidos por duas pessoas em poucos dias. Desta vez, e depois da compota habitual de pêssego e baunilha, foi altura de preparar uma compota de pêssego com laranja. A combinação ficou muito saborosa e aqui fica mais uma sugestão de compota para consumir em torradas, com iogurte natural, como recheio de tortas e bolos, e ainda para distribuir pelos amigos e familares no natal ou em qualquer outra altura do ano!

Ingredientes para cerca de 4 frascos de 250ml:

1,2kg de pêssegos (pesados depois de descascados e descaroçados)
900g de açúcar
raspa da casca de duas laranjas
sumo de 1 laranja

Preparação:

Num tacho grande coloque o pêssego partido em pedaços e o açúcar, misturando bem de modo a dissolver o açúcar. Acrescente a raspa da casca das duas laranjas e o sumo de uma laranja e leve a lume brando deixando o doce ferver até atingir o ponto de estrada (quando ao colocar um pouco de doce num pires, e o atravesar com uma colher ou com o dedo, este abrir uma estrada e mostrar-se espesso).
Triture depois o doce com a varinha mágica - se gostar - e coloque-os depois em frascos previamente esterilizados. Feche bem os frascos com o doce ainda quente e vire-os de cabeça para baixo, cerca de 30 minutos. Estão então prontos a rotular e guardar para ir consumindo ao longo do ano, ou para ir compondo os cabazes de natal. (A compota devidamente acondicionada em frascos esterilizados conserva-se mais do que um ano).

Bom Apetite!

No comments:

Post a Comment

//PART 2