Sunday, December 16, 2012

Bolo de Chocolate Decadente

Dizem que a idade nos traz sabedoria. Que nos torna mais pacientes, calmos e conformados.A ver vamos o que me reservam os 34.
As últimas horas com 33 anos, foram um verdadeiro teste à minha paciência e calma. E tudo porque já devia saber que fazer um bolo com 6 camadas para comemorar mais um aniversário não é uma opção inteligente. Comecei inspirada e confiante e a coisa até não correu mal. Bolos feitos e com bom aspeto. Recheio de caramelo salgado delicioso. Mousse para rechear satisfatória e cobertura que me pareceu no ponto.
Mas na hora de montar as 6 camadas as dificuldades começaram… Um dos bolos estava um pouquinho mal cozido e o plano alterou-se logo para as 5 camadas. Do mal o menos.
Mas o caos começou já depois do bolo montado e na altura de cobrir o bolo. Cobertura demasiado presa. Bolo a começar a escorregar para um dos lados. E eu prestes a desistir. A dizer mal da maldita ideia de fazer um bolo de 6 – agora 5 – andares. Com (quase) 34 anos devia ter tido a capacidade de perceber que este bolo era muita “areia para esta camioneta”.
O bolo estilo torre de pizza. A cobertura que quase parecia plasticina e podia ser colocada à mão. E eu já de lágrimas nos olhos preste a desistir… Valeu-me o Miguel. Facas aquecida no fogão. Calma (que apesar dos anos continuo sem ter) e depois de mais alguns minutos um bolo apresentável. Com muitos defeitos, nada parecido com a foto que me iniciou nesta aventura, mas um bolo que se pode apresentar mais logo, depois de jantar, à família e amigos. (E que espero que valha a pena todo o trabalho que deu, o desespero que me causou, e as incontáveis calorias que contem…)
A idade não me tornou muito sábia. Nem paciente ou calma. Mas ao menos já fico conformada com um bolo torto. E por já ter 34.

Ingredientes:
(in Olive, Janeiro 2013, pág. 36)

Bolo:
75g de chocolate negro partido em pedaços
2 colheres de chá de café solúvel em pó
100g de cacau em pó
350ml de leite previamente misturado com 1 colher de sopa de sumo de limão (para fazer buttermilk)
375g de farinha
2 colheres de chá de bicarbonato de sódio
½ colher de chá de fermento em pó
3 ovos
500g de açúcar amarelo
175ml de óleo vegetal
2 colheres de chá de extrato de baunilha

Caramelo Salgado:
175g de açúcar amarelo
120ml de natas
½ colher de chá de flôr de sal
120g de manteiga

Ganache e Mousse:
400ml de natas
3 colheres de sopa de açúcar amarelo
2 colheres de sopa de mel
2 colheres de chá de extrato de baunilha
600g de chocolate negro partido finamente
40g de manteiga

Preparação:

Para o bolo forre 3 formas com 20cm de diâmetro com papel vegetal, unte-as e reserve.
Coloque depois o chocolate partido em pedaços numa taça e verta sobre ele 300ml de água acabada de ferver. Junte depois o café solúvel, o cacau em pó e o leite. Misture bem na água até ficar com uma mistura homogénea. Noutra taça misture a farinha peneirada juntamente com o bicarbonato de sódio e o fermento em pó. Reserve.
Bata os ovos com o açúcar, o óleo e o extrato de baunilha até ficar com uma mistura mais esbranquiçada.
Junte agora a mistura de ovos com a farinha, e acrescente depois a mistura de chocolate envolvendo tudo muito bem.
Divida a massa pelas 3 formas de bolo previamente forradas e leve-as ao forno já aquecido a 170ºC durante cerca de 40 minutos ou até os bolos estarem cozidos. Retire do forno e deixe arrefecer completamente antes de os cortar.
Entretanto prepare o caramelo salgado. Coloque o açúcar num tachinho juntamente com duas colheres de sopa de água e leve ao lume até formar um caramelo, cerca de 8 minutos a ferver em lume brando. Depois, retire do lume e junte cuidadosamente as natas, o sal e a manteiga. Mexa bem e deixe arrefecer completamente antes de usar para rechear o bolo.
Prepare agora a ganache para a cobertura e a mousse para rechear o bolo.
Leve ao lume 300ml de natas juntamente com o açúcar e o mel e deixe levantar fervura. Retire imediatamente do lume e acrescente o chocolate picado finamente e o extrato de baunilha. Mexa rapidamente para o chocolate derreter. Divida esta mistura colocando metade numa taça.
À metade da mistura que ficou no tacho, junte a manteiga e deixe arrefecer – (mas não a deixe ficar tão rija como eu que depois não a consegui barrar no bolo!)
A metade da mistura que colocou à parte numa taça irá formar a mousse para rechear o bolo. Para isso, com a batedeira elétrica bata a mistura durante 1 minuto. Junte depois os restantes 100ml de natas continuando a bater mais alguns minutos e até a mousse ficar presa e mais esbranquiçada. Reserve no frio.
Para montar o bolo todos os ingredientes devem estar completamente arrefecidos. (Senão é impossível de montar o bolo pois começa tudo a derreter.)
Corte os três bolos, de modo a ficar com 6 “discos” de bolo. Coloque 1 dos bolos sobre o parto de servir ( e coloque pedaços de papel vegetal à volta do bolo para não sujar o prato com os recheios e cobertura). Sobre o bolo coloque uma fina camada de caramelo salgado e uma camada generosa da mousse preparada. Coloque uma nova camada de bolo e repita as camadas até terminar com a 6ª camada de bolo. (Tenha atenção para o bolo não ficar muito torto!)
Agora cubra o bolo com a ganache de cobertura, espalhando-a cuidadosamente em cima e nos lados com uma espátula de modo a obter um acabamento liso. (O meu problema foi deixar a ganache prender demasiado e não a ter tentado “deslaçar” com mais um pouco de natas….) Deixe repousar pelo menos uma hora antes de servir.

Bom Apetite!

No comments:

Post a Comment

//PART 2