Thursday, December 13, 2012

Figos em Calda da Teresa



Eu não conheço pessoalmente a Teresa. Mas ela, generosamente, partilhou comigo uma receita a pensar nos meus cabazes de natal. Figos secos em calda, para comer com requeijão ou a acompanhar uma sericaia, em vez das ameixas d´Elvas (que eu por acaso gosto muito!)
Eu gostei muito da receita e depressa a coloquei em prática. Os figos ficam realmente deliciosos e vão ser uma adição muito especial à minha mesa de aniversário e de natal. Para comer com sericaia, queijo ou um pão-de-ló molhadinho.
Este ano não vão fazer parte dos meus cabazes, mas já estão na lista de espera para o próximo ano. Obrigada Teresa pela partilha e pela generosidade que, afinal, fazem até parte da quadra natalícia!

Ingredientes para 1 frasquinho:

15 figos secos
300ml de água
150ml de mel
2 paus de canela
1 colher de chá de canela em pó
1 colher de chá bem cheia de erva doce em grão
2 rodelas de limão
1 rodela de laranja

Preparação:

Coloque todos os ingredientes num tachinho e leve ao lume, mexendo de vez em quando. Até o molho reduzir para uma calda, o que demora cerca de 30 minutos.
Deixe arrefecer e coloque num frasquinho, taça ou compoteira.
Sirva com requeijão ou outros queijos, sericaia ou pão de ló molhadinho em substituição das tradicionais ameixas d´Elvas.
Pode ser também um simpático presente de natal. Coloque num frasquinho, decore-o a gosto e ofereça nos seus cabazes de Natal.

Bom Apetite!

No comments:

Post a Comment

//PART 2