Sunday, December 9, 2012

Peperonata

Cá em casa já há cabazes de natal prontos a entregar. Sem bolachas, bolinhos ou docinhos, é certo, mas uns cabazes diferentes. Um kit massas com molho de tomate, azeite de manjericão, especiarias para esparguete, peperonata e algumas receitas para colocar todos estes condimentos em uso. Um cabaz diferente e, penso eu, original.
Durante o verão lá fui fazendo o molho de tomate e a peperonata com os tomates e pimentos que vieram de casa dos avós, que depois pasteurizei.
Entretanto, e desde que sugeri esta ideia no Economia Cá de Casa, os emails e comentários com pedidos para deixar a receita da peperonata têm sido mais que muitos, portanto, aqui fica. (Para saberem mais acerca do kit massas, vejam aqui).

Ingredientes:

2 pimentos verdes
1 cebola grande
2 dentes de alho
1 folha de louro
3 tomates grandes maduros
Orégãos
Azeite q.b.
Sal e pimenta q.b.

Preparação:

Pele os tomates com água a ferver e corte-os em cubinhos. Corte também o pimento em cubinhos pequenos. Reserve.
Descasque a cebola e os dentes de alho e pique-os. Leve um tacho ao lume com azeite e refogue a cebola, os dentes de alho e o louro. Acrescente depois o pimento em cubinhos e deixe saltear alguns minutos.
Acrescente agora o tomate e tempere com sal, pimenta e um pouco de orégãos a gosto. Deixe cozinhar em lume brando até o pimento estar cozinhado e o molho apurado.
O molho fica então pronto a consumir e aguenta no frigorífico alguns dias – ou poderá congelar em caixinhas. Sirva-o como molho de massas, como recheio de bruchetas ou simplesmente acompanhando com pão fresco ou tostas.
Se o quiser oferecer coloque o molho pronto em frascos esterilizados e proceda à pasteurização confome explicado aqui.

Bom Apetite!

No comments:

Post a Comment

//PART 2