Estamos em recta final até ao Natal. Portanto, durante esta semana, todas as receitas serão alusivas a esta data, e serão as minhas sugestões (para além destas!) para a mesa deste Natal.
Aqui fica a primeira: o verdadeiro Pudim Abade de Priscos, ou Pudim de Toucinho como também é conhecido. Ideal para uma mesa de festa.
Aqui podem ficar a conhecer um pouco mais da história deste padre que tinha uma enorme paixão e gosto pela cozinha, e que foi um dos grandes cozinheiros do tempo dele, chegando mesmo a cozinhar para o Rei.
Esta receita é do final do século XIX e presume-se que a original. E é um sucesso garantido!(Mas talvez seja melhor não começarem logo a dizer que o Pudim leva toucinho porque os mais esquisitos poderão não querer comer!)
Ingredientes:
0.5l de água
0.5Kg de açúcar + 150gr para o caramelo (podem e devem roubar roubar no açúcar - eu só coloquei 350gr)
casca de limão
1 pau de canela
50gr de toucinho (segundo o Abade toucinho de bom presunto de Lamego ou Chaves - e por favor não caiam na tentação de substituir o toucinho por manteiga ou margarina)
15 gemas
1 cálice de vinho do porto
Preparação:
Leva-se a água ao lume. Assim que esta ferva junta-se o açúcar, a casca de limão, o pau de canela e o toucinho em lascas finas. Deixa-se ferver até atingir o ponto de espadana (120ºC).
Entretanto batem-se as gemas com o vinho do porto e junta-se depois a calda de açúcar vazando-a através de um coador de rede fina para a tigela das gemas.
Mexe-se bem e coloca-se na forma de pudim previamente caramelizada com o restante açúcar.
Leva-se a cozer, bem tapado, em banho maria durante cerca de 1 hora.
Depois de bem frio desenforma-se para o prato de servir.
Bom Apetite!
No comments:
Post a Comment