Thursday, November 4, 2010

Muffins de Mirtilos com Farinha de Milho

De cada vez que compro um novo livro de culinária inicio um período de enamoramento pela nova aquisição. Espero pelo momento certo, de preferência em paz e sossego, para finalmente o abrir. Nada de o folhear à pressa ou de abrir páginas ao acaso, o que muitas vezes faz com que espere algumas horas até finalmente o "ver". Acaricio-lhe a capa, cheiro-lhe as páginas e depois deleito-me a passar lentamente página por página, receita por receita, ensinamento por ensinamento. E o novo livro acompanha-me durante uns tempos - normalmente até ao próximo - é coberto por post-its com receitas a experimentar e torna-se a minha leitura de cabeceira. Cada novo livro é como um novo amor. Cheio de novidades, com novas experiências a cada página.
O meu amor do momento é o Nigella Kitchen - Recipes from the heart of the home, que muito rapidamente destronou o meu ultimo amor o Jamie´s 30 Minute Meals. Porque apesar de o meu "coração culinário" ser do Jamie Oliver, a Nigella consegue ter um conceito de cozinha, cozinhar e de receber que se aproxima muito da minha própria visão. E o título deste ultimo livro diz tudo: a cozinha como o coração do lar!
Estes muffins vieram do meu "novo amor" e são realmente uma receita a experimentar!

Ingredientes para 12 Muffins:
(retirado de Nigella Kitchen - Nigella Lawson, pág. 244)
(chávena usada com 225ml de capacidade)

1 chávena de farinha de trigo
3/4 de chávena de farinha de milho
2 colheres de chá de fermento em pó
1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio
3/4 de chávena de açúcar
1/2 chávena de óleo vegetal
1/2 chávena de leitelho (que podem substituir pela mesma quantidade de leite à qual adicionaram 1 colher de sopa de sumo de limão)
1 ovo
3/4 de chávena de mirtilos

Preparação:

Pré aqueça o forno a 200ºC.
Entretanto mistura numa taça as farinhas, o açúcar, o fermento e o bicarbonato. Numa outra taça misture o óleo, o leitelho e o ovo, misturando bem com um garfo.
À mistura seca das farinha junte os ingredientes líquidos e metade dos mirtilos. Envolva  tudo sem  bater muito a massa.
Forre um tabuleiro próprio para queques (com 12 buracos) com forminhas de papel frisado, e divida depois a massa enchendo cada uma das forminhas até 3/4 da sua capacidade. Coloque depois os restantes mirtilos sobre cada um dos muffins.
Leve a assar cerca de 15 a 20  minutos, até os bolinhos estarem cozidos.
Deixe arrefecer um pouco antes de servir. (São deliciosos mornos, mas guardam-se bem numa caixa hermética durante um ou dois dias.)

Bom Apetite!

No comments:

Post a Comment

//PART 2