Friday, October 21, 2011

Ovos Mexidos com Salsichas e Ceboleta

Lembro-me perfeitamente do dia em que recebi o meu primeiro livro "Uma Aventura". Estava na escola primária e foi-me oferecido pela mãe da minha colega S. que trabalhava num livraria. Com "Uma Aventura na Escola" nasceu um gosto enorme pela leitura, mas principalmente por livros de mistério, crime e aventura. E já nessa altura um outro gosto se começou a desenvolver, o gosto pela comida e pela culinária. Dava comigo a ler cenas onde se descreviam lanches, almoços e outras refeições e sentia sempre uma enorme vontade de comer o que estava a descrito. O doce de laranja amarga com scones da aventura que é passada num castelo na Escócia, ou o pão com quadradinhos de chocolate que comem os amigos no vão de escada do prédio das gémeas, onde se reuniam para arranjar soluções às suas aventuras. Quando comecei a ler os livros "Os Cinco", a minha vontade de provar sandes de carne assada, laranjadas, bolos de fruta manteve-se com a descrição dos piqueniques e farnéis e, mais tarde, quando descobri Eça de Queirós babava (e ainda babo) a ler descrições dos banquetes e dos jantares em "Os Maias" ou o "Crime do Padre Amaro".
Enquanto preparava estes simples ovos mexidos (que ninguém precisa de receita para fazer) lembrei-me de imediato do livro "Uma Aventura no Porto", em que, depois de uma noite acordados a resolverem um qualquer mistério, os amigos, cheios de fome, vão para casa preparar ovos mexidos com salsichas que, segundo  uma das personagens  tinham de ser batidos 100 vezes para ficarem saborosos. Não pude deixar de sorrir enquanto me lembrava disso. E  hoje, em vez de  uma receita trago uma história.

Ingredientes para 1 pessoa:

1 ovo grande + 1 clara
1 salsicha tipo alemã
sal e pimenta q.b.
1 colher de chá de manteiga
1 ceboleta (spring onion)

Preparação:

Leve a manteiga ao lume, numa frigideira anti aderente e deixe derreter. Acrescente depois a salsicha previamente cortada em rodelas finas e deixe saltear até ficar loura.
Entretanto bata o ovo com a clara e um pouco de sal e pimenta e acrescente à frigideira. Vá mexendo com uma colher de pau  à medida que os ovos vão coagulando, deixando cozinhar.
Sirva os ovos mexidos sobre fatias de pão de sementes ligeiramente torradas e polvilhe com a ceboleta cortada em rodelas finas.

Bom Apetite!

No comments:

Post a Comment

//PART 2