Monday, July 2, 2012

Gelado de Pêssego e Nata

Mais uma versão de gelado, mais uma sugestão e mais uma ideia das inúmeras possibilidades e combinações. Muitas são as perguntas que me têm feito destas versões simplificadas de gelado com fruta (fresca ou congelada). Podem utilizar a fruta da vossa preferência - ou a que têm necessidade de gastar - como é o meu caso - e adoçarem a gosto com açúcar, mel ou até leite condensado. Depois basta juntarem uma base simples como iogurte natural ou grego, ou apenas natas batidas. No caso de usarem fruta previamente congelada e triturarem tudo no robot de cozinha ficam com o gelado pronto de imediato. No caso de usarem fruta fresca, basta colocarem depois na máquina de gelados (no caso de não terem, basta colocar no congelador e ir batendo de duas em duas horas.)
Obviamente que estas versões de gelados não são tão cremosas e ricas como as que começam com uma base de ovos, leite e natas, mas são boas alternativas quer por serem mais simples e rápidas, quer por permitirem um aproveitamente da fruta que abunda nesta época de verão.
A versão de hoje é um simples gelado de pêssego e natas - onde o pêssego poderá ser substituído por outra fruta madura. Espero que gostem e começem a fazer os vossos próprios gelados.

Ingredientes para cerca de 800ml de gelado:

500g de pêssegos maduros descascados e  partidos em pedaços
150g de açúcar
200ml de natas bem frias

Preparação:

Numa taça coloque as natas bem frias e o açúcar e bata até as natas estarem bem firmes. Entretanto, com a varinha mágica ou o robot de cozinha triture os pêssegos.
Envolva cuidadosamente as natas batidas com o puré de pêssegos e coloque depois na máquina de gelados. Depois de pronto retire e guarde numa caixa hermética no frigorífico até servir. (No caso de não ter uma máquina de gelados coloque o creme no congelador e ao fim de duas horas e com a ajuda de um garfo esmague e misture o gelado de modo a quebrar os cristais de gelo. Repita passado uma hora se necessário até ter uma consistência cremosa. Muitas vezes, no caso de usar natas batidas nem há necessidade de quebrar os cristais de gelo pois o gelado mantem-se cremoso.)
Dez minutos antes de servir retire o gelado do congelador para amolecer um pouco. Coloque depois em cones de bolacha ou em tacinhas.

Bom Apetite!

No comments:

Post a Comment

//PART 2