Wednesday, July 4, 2012

Sopa de Courgete e Manjericão


Durante a semana a avó já me tinha ligado a dizer que me ia trazer as primeiras courgetes do seu quintal. Fiquei toda contente a imaginar as diversas receitas que iria poder começar a fazer. No meu congelador o stock do ano passado há já algum tempo que tinha acabado, e as minhas perguntas constantes acerca de quando teríamos as primeiras courgetes deste ano ditou o telefonema da avó.
Vieram então as primeiras courgetes, que ainda não são muitas e tiveram, obviamente, de ser repartidas. Também acho que depois da abundância dos últimos anos o avô este ano não se excedeu tanto na plantação...
Para começar um creme de courgete, que também levou cebolas dos avós e folhas de manjericão do meu vaso da varanda que o pai fez o favor de semear. Um creme espesso e aromático a lembrar que no verão também há sopa.

Ingredientes para 4 pessoas:

2 courgetes não muito grandes
1 cebola
1 pernada de manjericão fresco
sal e azeite q.b.

Preparação:

Lave bem a courgete e corte-a em rodelas. (Como estas courgetes não são muito grandes a casca é suave e fica óptima na sopa. Quando as courgetes são muito crescidas a casca torna-se rija e amarga e nesse caso não a costumo usar.) Corte a cebola em pedaços.
Leve uma panela ao lume com um fio de azeite e salteie rapidamente a cebola com a courgete durante alguns minutos. Acrescente depois a água a ferver - só até cobrir os legumes - e tempere com um pouco de sal. Deixe cozinhar até os legumes estarem macios.
Com a varinha mágica (ou com o liquidificador) triture muito bem a sopa até esta ficar cremosa e espessa. Se achar que está muito espessa junte um pouco mais de água a ferver, mas a ideia é mesmo obter um creme espesso. Retifique de sal e acrescente depois as folhas de manjericão e volte a triturar bem.
Sirva de imediato decorado com umas folhinhas de manjericão.

Bom Apetite!

No comments:

Post a Comment

//PART 2