Sunday, September 9, 2012

Bruschetta de Pão de Centeio com Tomate e Coentros


Ao longo dos anos algumas pessoas me têm desiludido. Eu sei que acontece, que a culpa é também nossa que confiamos demasiado nessas pessoas, mas o que é certo é que nos desiludem sem estarmos a contar, sem estarmos preparados.Com outras pessoas até podemos saber que mais tarde ou mais cedo isso vai acabar por acontecer: há sinais que nos vão alertando para isso e basta estar um bocadinho atento. Mas com outras pessoas é tão inesperado, tão sem lógica, tão despropositado que começamos a pensar "o que será que eu fiz de mal".
Não sei se já vos aconteceu o mesmo, mas as desilusões que sofri serviram para me tornar mais alerta, mais cuidadosa e cautelosa na maneira como escolho os amigos e as pessoas que me rodeiam e, em alguns aspectos tornaram-me mais "dura" na maneira como me relaciono com as pessoas à minha volta. A conversa não vem a propósito de nenhuma desilusão, mas sim da falta que algumas dessas pessoas ainda me conseguem fazer sentir. Das vezes que ainda me lembro delas, e de como nenhuma vida complicada, agitada ou o trabalho servem de desculpa para deixar de cuidar as amizades e os nossos sentimentos....
O que não tem desiludido é a pequena horta na varanda. Já colhemos imensos tomates este verão, sem dúvida o que se tem dado melhor a par com as primeiras alfaces e os morangos. Os últimos tomates que apanhei acabaram preparados numas delicadas bruchetas para assim os podermos saborear em todo o seu esplendor. Descomplicado e sem desiludir, como todas as coisas (e pessoas) deviam ser.

Ingredientes para 2 pessoas:

4 fatias de pão de centeio (ou outro a gosto)
4 tomates chuchas pequenos
8 azeitonas pretas
2 colheres de sopa de coentros picados
sal e pimenta q.b.
vinagre balsâmico q.b.
Azeite q.b.

Preparação:

Lave os tomates e corte-os em cubinhos. Corte também as azeitonas em pedaços. Coloque tudo numa taça e tempere com os coentros frescos picados, azeite, vinagre balsâmico e sal e pimenta a gosto. Misture bem.
Entretanto, numa frigideira ou chapa anti-aderente, torre ligeiramente as fatias de pão. Regue-as depois com um fio de azeite e coloque-lhes a mistura de tomate.
Sirva como entrada ou como refeição ligeira.

Bom Apetite!

No comments:

Post a Comment

//PART 2