Monday, September 10, 2012

Rolinhos de Beringela com Requeijão e Espinafres


A receita andava debaixo de olho há algum tempo e, ao ver as beringelas no mercado biológico achei que eram perfeitas para acabar nesta receita. Em casa havia um requeijão congelado - sim, o requeijão pode perfeitamente ser congelado se depois for para comer não "ao natural" mas sim nas diversas preparações culinárias. Havia ainda os ultimos espinafres dos avós e o molho de tomate caseiro que tinha preparado uns dias antes.
Tudo estava alinhado para que a receita fosse finalmente preparada. O Miguel, que torce um bocadinho o nariz à beringela comeu e repetiu. Eu achei delicioso e sei que vou repetir em breve.

Ingredientes para 2 pessoas:
(adaptado da revista Goodfood UK edition Julho de 2012, pág. 24)

1 beringela média
100g de requeijão de Seia
100g de folhas de espinafres
Molho de tomate q.b. (usei caseiro, desta receita, mas podem usar de compra)
sal e pimenta q.b.
noz moscada q.b.
azeite q.b.
1 colher de sopa de pão ralado
queijo parmesaõ q.b.

Preparação:

Lave a beringelase corte-a em fatias de cerca de 0,5cm no sentido do comprimento. Pincele-as com um pouco de azeite e leve-as a cozinhar na chapa ou numa frigideira anti aderente até ficarem maleáveis e douradas. Retire e reserve.
Entretanto verta água a ferver sobre os espinafres (ou cozinhe-os alguns segundos no microondas), Deixe que murchem um pouco e depois escorra-os muito bem, apertando-os de modo a retirar o máximo de água possível. Numa taça esmague o requeijão com um garfo, acrescente os espinafres e tempere muito bem com pimenta, noz moscada e um pouco de sal se necessário.
Coloque depois um pouco da mistura de requeijão e espinafres numa fatia de beringela e enrole cuidadosamente como se fosse uma torta. Repita até esgotar os ingredientes e vá colocando os rolinhos num tabuleiro que vá ao forno.
Cubra depois com o molho de tomate e polvilhe com o pão ralado e com um pouco de queijo parmesão ralado na hora.
Leve ao forno pré- aquecido a 180ºC durante cerca de 15 minutos apenas para dourar um pouco o queijo e aquecer tudo por igual.
Sirva como um prato principal vegetariano ou como acompanhamento de, por exemplo, uns panadinhos de peru.

Bom Apetite!

No comments:

Post a Comment

//PART 2