Thursday, October 25, 2012

Perninhas de Frango Assadas com Compota de Pêssego


Há duas “baixas”  de peso na minha cozinha. A minha rica varinha mágica, depois de várias ameaças e  dos barulhos estranhos ao triturar que a acompanhavam nos últimos tempos – tal qual uma tosse convulsa – sempre que tinha de triturar qualquer puré para sopa ou as compotas, deu finalmente o berro. Ela lá faz barulho, lá finge que tritura, mas na verdade só me torra a paciência porque está completamente incapacitada da tarefa de triturar para o qual foi criada. Foi-se a varinha mágica e agora há que encontrar uma substituta. Como se não bastasse estar com uma baixa de peso na cozinha, outra veio logo depois. Desta vez por minha única culpa, estou sem máquina de pão funcional, e vão-me valendo as receitas de pão sem máquina e sem amassar que tenho aqui no blogue. Ora eu, esperta, deitei fora (obviamente sem reparar) a pá de amassar da máquina de pão. Tenho portanto uma máquina perfeitamente funcional à qual lhe falta a peça essencial para poder amassar o pão. O que significa que a máquina não me vale de nada neste momento. E mais uma baixa enorme do equipamento da cozinha…
O que vale, é que apesar de algum cansaço à mistura a cozinheira sempre vai fazendo umas coisas que não necessitam de varinha mágica e de máquina de pão. E desde que eu não entre “de baixa” as receitas lá vão continuando (desde que não seja necessário recorrer a varinhas mágicas e máquinas de pão!!), e portanto hoje há perninhas de frango assadas com compota de pêssego. E há também uma sugestão para os presentes caseiros de natal: se costumam oferecer compotas a amigos ou familiares e ouvem respostas do género “eu nem gosto de compota” ou “eu não como doces com pão”, que tal, juntamente com o frasquinho deste ano juntarem esta receita de perninhas de frango?
Quanto mais não seja é uma original receita para consumir compotas caseiras!

Ingredientes para 2 pessoas:
(adaptado de “Dinner – A Love Story” Jenny Rosenstrach, página 133)

4 a 6 perninhas de frango com pele (depende do tamanho)
1 colher de sopa de folhinhas de tomilho fresco
1 colher de sopa de mostarda de grão à antiga
6 colheres de sopa bem cheias de compota de pêssego ( na verdade podem usar outras variedades como maçã, ameixa, alperce, pera…)
3 colheres de sopa de água
Sal e pimenta q.b.

Preparação:

Forre um tabuleiro com papel vegetal (isto não é obrigatória, mas na altura de lavar o tabuleiro ajuda e muito!) Coloque as perninhas de frango no tabuleiro e tempere-as com sal e pimenta.
Num tachinho junte as folhinhas de tomilho, a mostarda, a compota e a água. Mexa bem e tempere com um pouco de sal e pimenta. Leve ao lume e deixe ferver em lume brando durante 2 ou 3 minutos. Verta a mistura sobre as perninhas de frango envolvendo bem e leve-as a assar em forno pré-aquecido a 180ºC até que estejam cozinhadas, douradas e caramelizadas.
Sirva com arroz branco e salada ou couves de bruxelas cozidas.

Bom Apetite!

No comments:

Post a Comment

//PART 2