Foi um almoço com ementa a pedido e escolhida pelo JP. Disse que queria uma sopa para entrada e que gostava que o prato principal fosse carne, pato, porque não. E que a sobremesa tinha que ser o crumble de maçã. E eu fiz-lhe a vontade.
O acompanhamento de risoto foi depois sugerido pelo M., e apesar de estar para fazer um risoto de laranja que liga muto bem com o pato, decidi-me por arriscar num risoto de chá, que resultou também muito bem, e foi um prato apreciado e elogiado por todos. Mas o maior elogio de todos foi ver o meu afilhado T., de 2 anos e meio, a comer com satisfação risoto de chá com peito de pato. Tem bom gosto este miúdo!
(Só uma pequena nota acerca do "Cozinhar, Celebrar e Partilhar": a distribuição do livro está um bocadinho atrasada, pelo que ainda não está disponível para venda nas livrarias. Assim que o livro esteja à venda eu aviso, pode ser?)
Ingredientes para 4 pessoas:
4 peitos de pato (magret)
sal e pimenta q.b.
2 laranjas
50ml de vinagre balsâmico
1 chávena e meia (220ml de capacidade) de arroz arbório (ou outro para risotto)
1,5 litro de água
1 cebola pequena
2 saquetas de chá "Earl Grey"
50g de queijo parmesão ralado na hora
2 colheres de sopa de manteiga
Preparação:
Com uma faca afiada faça pequenos cortes na pele dos peitos de pato. Tempere-os depois com sal e pimenta e reserve.
Ferva a água e junte-lhe as saquetas de chá deixando em infusão 5 a 10 minutos. Este será o "caldo" que vai usar para fazer o risoto. Pique depois a cebola e leve-a a alourar numa colher de sopa de manteiga. Acrescente o arroz e deixe cozinhar na manteiga e cebola até ficar translúcido. Aos pouco e poucos vá acrescentando o chá ao risoto. Mantenha o lume baixo e vá mexendo de vez em quando acrescentando apenas mais "caldo" quando o anterior for absorvido.
Entretanto leve uma frigideira anti-aderente ao lume e deixe aquecer bem. Coloque depois os peitos de pato na frigideira com a pele virada para baixo e deixe cozinhar cerca de 5 minutos, até a pele estar crocante e o pato ter libertado a sua gordura. Vire os peitos de pato para que cozinhem mais 2 minutos agora do outro lado. Retire os peitos de pato e deixe a repousar sobre um parto.
Descarte a gordura que entretanto se formou na frigideira e, sem a limpar acrescente o vinagre balsâmico raspando bem os restinhos do fundo da frigideira e deixe ferver em lume forte cerca de 30 segundos. Acrescente depois a raspa de uma laranja e o sumo de duas laranjas e rectifique de sal e pimenta. Deixe ferver uns minutos até o molho reduzir e corte depois os peitos de pato em fatias da grossura de um dedo e coloque-as novamente na frigideira juntamente com o molho. Acrescente também os sucos que se libertaram enquanto cortou o pato. Deixe cozinhar um minuto e desligue.
Termine o risoto acrescentando o parmesão e uma colher de sopa de manteiga. Não se esqueça que o risoto não deverá ficar demasiado preso, mas sim escorrer pelo prato.
Sirva o risoto com as fatias de pato e um pouco de molho e, se gostar polvilhe com uns coentro frescos picados.
Bom Apetite!
No comments:
Post a Comment