As sopas não são muito consensuais cá em casa. Eu gosto de sopas cremosas e espessas, sem "entulho" e não gosto mesmo nada de massa na sopa. O M. pelo contrário, gosta de sopas bem compostas com massa, feijão e couves.
Na maioria das vezes ganham as minhas sopas, apesar de também serem frequentes outras favoritas de ambos como sopa de feijão verde, agrião ou espinafres. Mas por enquanto, as noites ainda são frias apesar dos dias quentes que anunciam a primavera, o que faz com que uma sopa farta e reconfortante de legumes cortadinhos e feijão seja ainda perfeita e aconchegante. Como o M. gosta.
Ingredientes para 4 pessoas:
1 cenoura grande
1 cebola
1 dente de alho
1/2 cabeça de nabo pequena
1 raminho de salsa
50g de chouriço
2 colheres de sopa de azeite
2 colheres de sopa de polpa de tomate
350g de feijão vermelho cozido + caldo de cozedura q.b.
sal e pimenta q.b.
Preparação:
Descasque o nabo e a cenoura e corte-os em cubos pequenos. Descasque também a cebola e corte-a também em pequenos pedaços e esmague o dente de alho. Corte o chouriço em cubos.
Leve um tacho ao lume com o azeite e junte o dente de alho esmagado. Acrescente depois o nabo, a cenoura e a cebola e deixe "suar" dois minutos. Acrescente o chouriço também em cubos e um pouco de salsa picada. Tempere com sal e pimenta e deixe refogar uns minutos. Acrescente a polpa de tomate e um pouquinho de água, tape e deixe ferver até os legumes ficarem macios mas sem se desfazerem.
Acrescente depois o feijão cozido e um pouco de caldo da cozedura de modo a ficar com uma sopa espessa. Rectifique de sal e pimenta e deixe ferver mais uns minutos para apurar antes de servir.
Sirva polvilhada com salsa fresca picada.
Bom Apetite!
No comments:
Post a Comment