Monday, December 26, 2011

Carne de Porco com Alecrim e Batatas Salteadas

Eu acredito que o Natal é uma época de paz, de família e de perdão. Uma época sem conflitos ou intrigas. Uma altura em que todos devíamos tentar ser melhores e em que devemos ter consciência dos nossos defeitos e tentar mesmo mudar. Mas nem todos pensam assim. Para muitos, e apesar de falarem de família, amor e partilha, tudo continua na mesma. Passa o dia 25 e já se esqueceram do que andaram a falar que era o Natal e voltam ao mesmo de sempre. A arranjar intrigas onde elas não existem. A gerar confusões e mal entendidos. E tudo porque estão, como sempre, demasiado preocupados a olhar para o seu umbigo (ou para o umbigo que lhes convém!) e não são capazes de ver mais nada à sua frente. Passa o Natal e voltam a ser as mesmas pessoas de sempre esquecendo o que o Natal lhes deveria trazer. É triste viver num mundo com pessoas assim, mas é afinal com tudo isto que temos de viver. Temos de ignorar e erguer a cabeça. Olhar em frente e continuar as nossas vidas seguindo os mesmos valores de sempre. Ignorar quem não sabe que o Natal deve ser feito sempre e não apenas por umas palavras ditas porque ficam bem e das quais se esquecem no dia seguinte. É preciso continuar a fazer Natal.
E aqui fica uma receita que fica sempre bem. Como a essência do Natal!

Ingredientes para 2 pessoas:

300g de carne de porco magra cortada em cubos
4 batatas médias
2 dentes de alho
1 folha de louro
1 colher de sopa de massa de pimentão
1 haste de alecrim fresco
sal e pimenta q.b.
100ml de vinho branco
2 colheres de sopa de azeite
1 colher de sopa de banha de porco

Preparação:

Tempere a carne de porco com os dentes de alho picados, a folha de louro, a massa de pimentão, um pouco de sal e pimenta e o vinho branco. Deixe marinar um pouco.
Entretanto descasque as batatas e corte-as em cubos do mesmo tamanho da carne e leve-as a cozer em água temperada de sal.
Entretanto num tacho coloque a banha e o azeite e junte a carne de porco bem escorrida da marinada deixando fritar durante alguns minutos até ficar loura. Junte depois a marinada e o alecrim fresco picado com uma faca e deixe cozinhar em lume brando, tapado, até a carne estar macia.
Quando as batatas estiverem cozinhadas mas não a desfazerem-se retire-as e escorra-as. Retire a carne para um recipiente e tape com papel de alumínio para a manter quente. Junte agora as batatas e deixe-as saltear no molho onde cozinhou a carne até ficarem um pouco alouradas. Volte a colocar a carne no tacho juntamente com as batatas e envolva bem para misturar.
Coloque no prato de servir e polvilhe com um pouco mais de alecrim fresco antes de servir juntamente com uma salada verde.

Bom Apetite!

No comments:

Post a Comment

//PART 2