Wednesday, December 21, 2011

Filhós de Água da Avó


Para ser Natal é preciso haver "felhoses" (filhós). Daquelas que a minha avó ainda faz e amassa com a ajuda do meu avô e que são "tendidas" na mão, apesar de algumas pessoas o fazerem no joelho. "Felhoses" que são amassadas com um pouco de puré de abóbora para ficarem com uma cor alaranjada bem bonita e que o meu avô, na tarde de dia 24, ajuda a fritar virando-as na frigideira até ficarem lourinhas, e que depois coloca num tabuleiro em carreirinhas quase perfeitas polvilhando-as ainda quente com açúcar amarelo e canela. Estas são as filhós do meu Natal, as filhós que se fazem na Beira, lá para os lados da Serra da Estrela.
Infelizmente ainda não aprendi bem a receita e os truques, apesar de já as ter visto fazer centenas de vezes. A ver se é este ano que aprendo para quem sabe poder aqui partilhá-las no próximo ano.
Até lá, deixo-vos uma receita de filhós de água que a minha avó me costumava fazer muitas e muitas vezes para o lanche, e que de certo modo se enquadram na quadra natalícia que estamos a viver. Filhós perfeitas para um lanche, comidas quentinhas com uma chávena de chá enquanto olhamos para as luzes da árvore de Natal.

Ingredientes para 1 pessoas gulosa:
(in "Feito em Casa", pág. 388, Joana Roque)

1ovo
6 colheres de sopa de farinha
1 pitada de sal
Água q.b.
Açúcar e canela para polvilhar

Preparação:

Misture o ovo com a farinha e o sal e mexa bem. Acrescente golinhos de água até ficar com uma polme espessa, mas sem grumos.
Leve uma frigideira ao lume com óleo vegetal e frite colheradas de massa, tendo o cuidado de a virar para dourar por igual dos dois lados. Escorra em papel absorvente e passe-as, enquanto quentes, por açúcar e canela. Coma de imediato. (Até porque não são tão boas depois de frias!)

Bom Apetite!

No comments:

Post a Comment

//PART 2