Thursday, March 8, 2012

"Marmelade" de Limão

Há pessoas que estão sempre a dizer que gostavam de ter o corpo perfeito de fulana, o cabelo irrepreensível de não sei quem, a casa de férios dos vip´s, o emprego ideal de outrem ou a vida maravilhosa das estrelas de cinema. Quanto a mim, abro os meus blogues preferidos e digo que gostava de saber fotografar assim como a Mónica. Por isso, logo que soube da exposição dela aqui tão perto de mim, não podia faltar.
E fui e sonhei. "A comida e o sonho" é o nome da exposiçãode fotografia a não perder, no CAE da Figueira da Foz, pela Mónica Pinto do blogue Pratos e Travessas. Para quem gosta de fotografia, comida ou para quem simplesmente quer sonhar. Adorei conhecer a Mónica pessoalmente e de ver mais um projecto que nasce de um blogue de culinária a dar frutos. Porque acredito que quem faz o que gosta e com amor, passa do sonho à realidade. Se puderem e estiverem por perto, não percam a exposição até dia 1 de Abril.
E dos sonhos e das maravilhosas fotos da Mónica a uma simples "marmelade" de limão. Perfeita para aproveitar os muitos limões que começam a aparecer, apesar de não ser uma compota para todos os gostos. É doce mas ao mesmo tempo tem um travo bastante amargo e ácido e muito semelhante à compota de laranja amarga. Ou se adora ou se detesta. Eu pertenço ao primeiro grupo e acho-a perfeita em torradas, juntamente com um pouco de manteiga!

Ingredientes para cerca de 8 frascos de 250ml:
(in "GoodFood" UK Edition Fevereiro de 2012, pág. 55)

1 quilo de limões
2 quilos de açúcar

Preparação:

Lave bem os limões e coloque-os inteiros numa panela grande juntamente com 2,5 litros de água. Deixe levantar fervura e tape depois a panela deixando cozer em lume brando cerca de 2 horas ou até os limões estarem macios e serem facilmente atravessados por um garfo ou espeto.
Quando os limões tiverem arrefecidos retire-os da panela e reserve 1,5l da água da cozedura dos mesmos.(Se não tem esta quantidade acrescente com água até a perfazer).
Corte os limões ao meio e retire os caroços reservando-os. Corte depois os limões em tirinhas finas (a casca e a polpa que tudo é para aproveitar!).
Volte a colocar os limões cortados em tirinhas e os sucos que entretanto se libertaram na panela. Acrescente a água da cozedura, os caroços dos limões dentro de um pedaço de muselina bem fechado (pois ajuda o doce a atingir o ponto por causa da pectina) e o açúcar.
Mexa bem e deixe levantar fervura mexendo mexendo cuidadosamente. Deixe cozinhar até o doce estar no ponto, cerca de 30 minutos ou quando ao colocar um pouco de doce num prato e deixar arrefecer 1 minuto, este após lhe passar o dedo abra uma "estrada" e faça pequenas rugas.
Deixe arrefecer na panela cerca de 15 minutos antes de colocar em frascos esterilizados. Feche-os e vire-os de cabeça para baixo durante 30 minutos para criarem vácuo.
Coloque etiquetas e guarde ou ofereça aos amigos (ou guarde para os cabazes de Natal.....)

Bom Apetite!

No comments:

Post a Comment

//PART 2