Wednesday, March 14, 2012

Molho "Sweet Chilli"

Não é bem assim que acontece, mas desta vez, ao contrário do que é normal, a receita foi descoberta e preparada pela minha mãe. Eu, assim que provei fiquei entusiasmada e quis logo repetir.
Cá por casa o molho sweet chili é daquelas coisas que compro já pronto a usar. E nem nunca me tinha passado pela cabeça fazer em casa. Pensei que era difícil, complicado e que exigia muitos ingredientes difíceis de encontrar, e nunca me dei sequer ao trabalho de procurar uma receita.
Mas a minha mãe foi muito mais inteligente do que eu. Decidiu fazer ela própria o seu próprio molho depois de ter encontrado uma receita tão simples e com ingredientes acessíveis que até parece mentira. O problema é que a senhora minha mãe não se lembra já de onde retirou a receita e, ao contrário da maioria das pessoas que imprime a página de onde retira as receitas, a minha mãe usou o tradicional método de copiar a receita à mão. Que me desculpe o “proprietário” da receita original por não haver referência à origem da receita.
Claro que eu, depois de provar o molho em casa da mãe, o preparei em minha casa logo de seguida. E é de tal maneira saboroso que não me parece que volte a comprar o molho já pronto. Experimentem e digam de vossa justiça!

Ingredientes para 1 frasquinho:

250g de açúcar
250 ml de vinagre de arroz
5 dentes de alho
4 malaguetas chilli vermelhas (pode usar menos se quiser menos picante)
1 pedaço de 25g de gengibre fresco

Modo de preparação:

Rale o alho e o gengibre e reserve.
Corte as malaguetas ao meio no sentido do comprimento e retire as sementes. Corte-as depois finamente com a ajuda de uma faca.
Numa tachinho coloque o vinagre e o açúcar e deixe levantar fervura. Deixe depois ferver em lume brando durante 10 minutos. Ao fim desse tempo acrescente os dentes de alho e o gengibre ralado e as malaguetas picadinhas e deixe cozinhar mais 5 minutos.
Guarde num frasco devidamente esterilizado e sirva como acompanhamento de crepes, asinhas de frango ou carnes grelahadas.

Bom Apetite!

No comments:

Post a Comment

//PART 2