Friday, November 2, 2012

Bolo Húmido de Chocolate e Beterraba


As idas ao mercado biológico são já uma rotina de quase todos os sábados. Da última vez, entre castanhas, coentros, cenouras e rúcula, trouxe beterrabas para fazer um bolo do Henrique Sá Pessoa que tem tanto de feio como de bom.
Na verdade deveria ter chamado a este bolo “o bolo mais feio do mundo”, mas acho que já houve outro blogue que se lembrou disso primeiro. Não sei porque motivo desmanchou-se todo ao desenformar, e tive de andar a remendar o bolo. É também por isso que está polvilhado com açúcar em pó, para não ser tão visível o estrago… Mas apesar de feio é um bolo muito bom. Um pequeno tesouro guardado no livro do Henrique e que quase que me passava despercebido…

Ingredientes:
(in “Ingrediente Secreto” – Henrique Sá Pessoa, pág. 44)

120g de puré de beterraba
200g de chocolate com 70% cacau
1 café
200g de manteiga amolecida
135g de farinha de trigo
1 colher de chá de fermento em pó
3 colheres de sopa de cacau em pó
5 ovos
190g de açúcar amarelo

Preparação:

Para o puré de beterraba coza a beterraba inteira, com casca, em água a ferver e sem sal. Escorra e deixe arrefecer sob água corrente. Descasque-as e reduza-a a puré. Pese 120g e reserve.
Derreta o chocolate com a manteiga e assim que estiverem derretidos junte o café e envolva bem. Bata as gemas com a mistura de chocolate e acrescente depois o puré de beterraba. Peneire a farinha juntamente com o cacau e o fermento e acrescente à mistura de gemas e chocolate. Bata as claras em castelo incorporando-lhe o açúcar e envolva suavemente no preparado anterior
Coloque o preparado numa forma de bolo inglês untada e polvilhada com farinha. Leve o bolo a cozinhar em forno pré aquecido a 160ºC durante cerca de 35 minutos.
O bolo deverá ficar mal cozido, para ficar com uma textura húmida e até um pouco enqueijada.

Bom Apetite!

No comments:

Post a Comment

//PART 2