Wednesday, November 28, 2012

Sopa de Feijão com Folhas de Nabo


Cá em casa há quase sempre discussão por causa da sopa. Eu gosto de creme de legumes espessos. O Miguel gosta de sopas à moda tradicional. Ele chama às minhas sopas “sopa de bebé”, e eu chamo às sopas dele “sopas entulhadas”. E como sou eu que cozinho, a maioria das sopas são as minhas sopas!
Mas a verdadeira “rainha da sopa” é a minha mãe. Em casa dos meus pais sempre se comeu sopa todos os dias, ao almoço e ao jantar e a minha mãe faz normalmente sopas mais tradicionais, tal e qual como o meu marido gosta. Claro que depois lá ouço um “a Joana não te faz sopinhas destas, não é Miguel?!”
Só para os contrariar, hoje há sopa entulhada, com feijão e folhas de nabo caseiras perfeita para um dia frio...

Ingredientes para 4 a 6 pessoas:

350g de feijão vermelho cozido
3 cenouras pequena
1 cabeça de nabo pequena
1 courgete pequena
1 cebola
1 batata pequena
1 molho pequeno de folhas de nabo já arranjadas
Sal q.b
Azeite q.b.

Preparação:

Lave bem os legumes e descasque-os. Numa panela coloque um fio de azeite e salteie a cebola, duas das cenouras, a curgete e o nabo partido em pedaços. Junte depois 300g feijão vermelho cozido, acrescente água até cobrir os legumes e tempere com um pouco de sal. Deixe cozinhar até os legumes estarem macios.
Entretanto corte a outra cenoura e a batata em cubinhos pequeninos. Reserve.
Assim que os legumes estiverem macios triture a sopa até obter um creme homogéneo. Se necessário acrescente de água e retifique de sal. Deixe levantar novamente fervura e acrescente as folhas de nabo ripadas e previamente lavadas, cenoura e batata em cubinhos e o restante feijão cozido.
Deixe cozinhar até todos os legumes estarem macios. Sirva bem quente.

Bom Apetite!

No comments:

Post a Comment

//PART 2