Monday, October 18, 2010

Compota de Abóbora e Canela da Preciosa

Este fim de semana fui até à terra do meu avô. E o resultado foi chegar a casa carregada de coisas como maçãs bravo de esmolfe, marmelos, beringelas e couves.
Trouxe ainda abóbora, pronta a congelar, pois com companhia - da mãe e da S.- é muito mais fácil arranjamos uma abóbora enorme que dividimos depois entre todos! E dessa abóbora aproveitei também uma parte para fazer esta compota que a D. P. tinha partilhado comigo a semana passada, dizendo que era uma especialidade. Confirmo! É deliciosa e ideal para servir com requeijão - que por acaso também trouxe!

Ingredientes para 4 frascos (180ml cada):

1 quilo de abóbora limpa
800g de açúcar
1 pau de canela
1 colher de chá de canela em pó

Preparação:

Corte a abóbora em cubinhos pequenos. Coloque-a depois numa taça e junte-lhe o açúcar e a canela em pó. Mexa bem e deixe ficar de um dia para o outro (12horas).
No dia seguinte coloque a abóbora e todo o líquido que se formou (e vai ver como é bastante!) numa panela. Junte o pau de canela e leve a lume brando deixando o doce cozinhar até atingir o ponto de estrada. Como o doce tem muita calda, por ter estado a macerar de um dia para o outro no açúcar, o tempo que vai demorar a atingir o ponto é mais demorado do que nas outras compotas em que tudo se coloca ao lume ao mesmo tempo.- Para saber se já está em ponto de estrada: coloque um pouco de doce num prato e passe-lhe com o dedo ou a ponta de uma faca. Se abrir uma "estrada" que não se feche de imediato, o doce está pronto.)
Coloque-o ainda quente em frascos de vidro previamente esterilizados e bem secos e tape-os bem. Ponha-os depois de cabeça para baixo de modo a criarem um vácuo natural e assim se conservarem mais tempo. Depois de frios guarde-os num local fresco e seco - como uma despensa ou armário.
Este doce é ideal para comer com queijos ou requeijão!

Bom Apetite!

No comments:

Post a Comment

//PART 2