A abóbora menina andava cá por casa desde Outubro com a desculpa de que era para ser usada em fritos de abóbora para o Natal. Mas passou-se o Natal e a abóbora nem saiu do lugar.
Uma das minhas resoluções de ano novo (porque é sempre bom termos umas resoluções faceis e simples de cumprir, e que apenas dependam da nossa vontade) era dar finalmente destino à abóbora. E assim fiz.
Uma parte congelei em saquinhos para usar mais tarde em fritos, purés ou qualquer outra preparação.
A restante abóbora acabou na panela numa compota ideal para comer com requeijão. E assim, também a tia B. recebeu um frasco cheio no seu aniversário!
Ingredientes para 4 frascos pequenos:
1kg de abóbora menina limpa
800g de açúcar
1 pau de canela
2 cravinhos
1 estrela de anis
1/2 limão
1 laranja
Preparação:
Corte a abóbora em cubinhos pequenos e coloque numa taça grande. Junte o açúcar, o pau de canela, estrela de anis e os cravinhos e misture bem. Deixe ficar de um dia para o outro.
No dia seguinte coloque a abóbora e o "molho" que entretanto se formou juntamente com as especiarias e o açúcar num tacho. Junte também a casca de limão e da laranja e os respectivos sumos.
Leve a lume brando até o doce estar no ponto (ponto de estrada).
Coloque depois o doce ainda quente em frascos esterilizados, feche-os e coloque-os virados para baixo para criarem vácuo. Guarde depois num local fresco e seco.
Ideal para servir com requeijão e queijo fresco.
Bom Apetite!
No comments:
Post a Comment