Ao fim de algum tempo sem aparecerem por aqui, surge uma receita de bolachinhas.
Bolachas preparadas de propósito para levar a pessoas muito queridas e especiais. Bolachas para mimar, agradecer e partilhar. As habituais bolachas que tento que não faltem a cada visita, e que sei serem esperadas assim que passo a porta. Não é muito, são apenas bolachas preparadas com carinho. O mesmo que recebo a cada visita. E esta continua a ser a minha maneira favorita de presentear quem eu gosto. Porque há coisas que não mudam... só mesmo as receitas! (E esta, como não leva ovos, é perfeita para quem não os pode comer.)
Ingredientes para cerca de 24 bolachinhas:
(adaptado de "Home Cooking" - Rachel Allen, pág. 275)
100g de manteiga
200g de farinha
2 colheres de chá de fermento em pó
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
100g de açúcar amarelo
2 colheres de sopa de café em pó instantâneo
30g de avelãs tostadas e picadas
4 colheres de sopa de Golden Syrup (podem substituir por mel)
Preparação:
No robot de cozinha coloque a manteiga partida em pedaços pequenos, a farinha, o fermento e o bicarbonato de sódio. Ligue o robot e misture até obter uma espécie de migalhas grossas. Junte agora o açúcar, o café em pó, as avelãs e o golden syrup ou mel. Volte a ligar o robot para misturar e envolver tudo. Retire a mistura do robot e forme uma bola de massa. É natural que a misture esfarele um pouco e seja difícil de formar numa bola mas é mesmo assim.
Forme depois cerca de 24 bolinhas do tamanho de nozes e coloque-as num tabuleiro forrado com papel vegetal, devidamente separadas entre si, e achate-as ligeiramente
Leve ao forno, previamente aquecido a 180ºC, cerca de 12 a 15 minutos até ficarem douradas e um pouco "rachadas".
Retire do forno e deixe arrefecer uns minutos antes de as retirar do tabuleiro. Deixe-as arrefecer completamente antes de as guardar numa caixa hermética.
Bom Apetite!
No comments:
Post a Comment