O que não falta na minha despensa? Massa. De todos os tipos e feitios. Curtas e compridas. Para a canja e para a aletria. Para rechear, para fazer lasanha ou canelones. Variedade para miúdos e outras mais gourmet. Diz a minha irmã que há tanta variedade como nos supermercados… Confesso que há aqui um bocadinho de exagero da minha parte, mas olhar para a variedade de massas que habitam na minha despensa, sinto-me inspirada a cozinhar, como se cada uma das massas me pedisse os ingredientes que quer que a acompanhem numa receita. Um conceito um bocadinho louco…
Desta vez o banal esparguete “pediu-me” gengibre, chilli e ameijoas, a que se juntaram outras coisas num dos jantares que melhor me soube nos últimos tempos.
Ingredientes para 2 pessoas:
150g de esparguete
1 tomate
400g de amêijoas (peso com casca)
1/2 malagueta vermelha tipo “chilli”
2 dentes de alho
1 pedacinho de raiz de gengibre com cerca de 2cm
1 mão cheia de espinafres frescos
Coentros frescos q.b.
Azeite q.b.
Sal e pimenta q.b.
Preparação:
Coza o esparguete em água temperada de sal até ficar al dente. Entretanto pique os dentes de alho e o gengibre. Corte a malagueta em tirinhas. Corte o tomate em cubinhos.
Leve uma frigideira ao lume com 2 colheres de sopa de azeite e deixe aquecer. Junte o alho, o gengibre e a malagueta e deixe refogar um pouco. Acrescente agora o tomate em cubinhos e deixe cozinhar. Junte as amêijoas e envolva bem no refogado tapando-o para que as ameijoas abram.
Escorra bem a massa já cozida e acrescente à s ameijoas na frigideira assim como os espinafres. Retifique de sal e pimenta e envolva bem até os espinafres estarem murchos.
Sirva polvilhado com um pouco de coentros frescos.
Bom Apetite!
No comments:
Post a Comment