Tuesday, March 1, 2011

Confit de Frango em Azeite

Se ontem estava aborrecida com os senhores do facebook, por me terem desactivado a página do As Minhas Receitas by Colher de Pau, hoje estava capaz de lhes dar beijinhos!! Porque em menos de 24 horas após o meu email, me ajudaram a resolver o problema. E se criticamos quando achamos que as coisas não são bem feitas, também devemos agradecer quando atendem tão eficazmente ao nosso pedido. Principalmente num serviço com milhões de utilizadores.
Como muitos de vós já repararam durante o dia de ontem, voltámos em pleno ao activo!
A receita de hoje é um delicioso confitado. Este tipo de preparação é bastante demorado pois implica que a os alimentos sejam cozinhados numa gordura, a baixa temperatura, de modo a que cozam na gordura em vez de fritarem. As carnes assim cozinhadas ficam macias, a descolarem do osso e derreterem na boca. É simplesmente delicioso. Apesar de o confitado mais conhecido ser o de pato, com as coxas cozinhadas em gordura de ganso ou pato, utilizei nesta receita coxas de frango e uma gordura mais saudável, o azeite.
A grande vantagem desta preparação é que pode ser feita com antecedência, e em maior quantidade e, desde que guarde a carne imersa na gordura em que a cozinhou, esta conservar-se-á por um longo período de tempo.

Ingredientes para 2 pessoas:
(Inspirado numa receita da Revista Olive)

2 coxas de frango (não retirar a pele)
sal e pimenta q.b
1 raminho de alecrim fresco
4 dentes de alho
1 folha de louro
350ml de azeite (aproximadamente)

Preparação:

Faça um golpe à volta do pé da perna do frango , de modo a separar a carne do osso. Isto evitará que a pele encolha e rasgue durante a cozedura. E também permite que o aspecto final fique mais bonito.
Coloque as coxas de frango num pirex ou tabuleiro que vá ao forno (e que tenha o tamanho ideal para caberem as duas coxas) e tempere com o sal, pimenta, os dentes de alho esmagados, o alecrim e o louro e deixe assim temperadas algumas horas ou de um dia para o outro.
Junte depois o azeite de modo a que as coxas de frango fiquem bem cobertas - se necessário junte mais azeite.
Coloque as coxas no forno previamente aquecido a cerca de 140ºC e deixe cozinhar. Tem de ter atenção à temperatura do forno, para que as coxas não fritem. Se vir que se começam a formar as bolhinhas típicas da fritura, terá de baixar a temperatura do forno para isso não acontecer. Deixe a carne cozinhar na gordura. Estará pronta quando se soltar facilmente do osso, o que demorará entre 3 a 4 horas.
Pode guardar as coxas no frigorífico, submersas no azeite, e utilizar mais tarde, bastando para isso reaquecer as coxas numa frigideira usando um pouco do azeite da sua preparação. (O azeite que sobra desta preparação deverá ser coado e guardado para uma próxima utilização, ou usada noutras preparações culinárias.)
Sirva as coxas com esparregado de espinafres e umas batatinhas cozidas e depois fritas em óleo quente até dourarem.

Bom Apetite!

No comments:

Post a Comment

//PART 2