Thursday, April 28, 2011

Bolachinhas de Figos e Chocolate Branco

A minha colecção de livros de culinária não para de aumentar. O M. adora fazer-me surpresas, e muitas são as vezes em que chego à caixa do correio e eis que vejo mais uma encomenda. E nem imaginam como me sinto feliz com cada novo livro que ele me oferece!
De vez em quando eu também compro livros para mim. Um dos ultimos foi o "Popina - Iguarias Saudáveis", um livro que me conquistou assim que o folheei. Não é de nenhum "celebrity chef", nem de ninguém muito conhecido (pelo menos eu não conhecia), mas ao chegar a casa com o livro que tanto me tinha fascinado, foi logo pesquisar. A autora, Isidora Popovic nasceu na Sérvia, e adorava ver a mãe cozinhar. Faziam doces, conservas, salsichas e até presunto. (De certo modo, não pude deixar de me identificar um pouco com ela!)
Em 1999 fundou a Popina e começou a vender as suas iguarias no mercado de Portobello em Notting Hill - Londres, onde ainda hoje também vende. O livro é uma selecção das receitas favoritas da autora - muitas das quais ainda hoje podem ser compradas na Popina.
Apesar do amor à primeira vista, e de muitas receitas marcadas, ainda não tinha tido tempo de preparar nenhuma. Até ao momento.
Esta combinação surpreendente de ingredientes é delicada e reconfortante, e, já depois de ter sido conquistada pelo livro, rendi-me completamente às receitas. A minha sugestão para o fim-de-semana.

Amanhã pelas 17h haverá um pequeno workshop nas Amoreiras - escadaria central, e no Domingo estarei na Feira do Livro de Lisboa a partir das 16h30.

Ingredientes para cerca de 20 bolachinhas:
(in "Popina - Iguarias Saudáveis" de Isidora Popovic, pág. 21)

50g de manteiga sem sal à temperatura ambiente
80g de açúcar mascavado claro
algumas gotas de essência de baunilha
1 ovo
70g de figos secos macios cortados em pedacinhos
50g de chocolate branco partido em pedacinhos
130g de farinha sem fermento
1 e 1/2 colher de chá de fermento em pó

Preparação:

Ligue o forno e regule-o para 160ºC.
Bata a manteiga com o açúcar até ficar cremoso. Acrescente a baunilha e o ovo e misture bem. Incorpore os figos e o chocolate partido em bocadinhos.
A parte, misture a farinha com o fermento e junte depois, delicadamente, aos ingredientes molhados.
Coloque montinhos de massa num tabuleiro forrado com papel vegetal e devidamente espassados entre si, espalmando-os ligeiramente com a colher.
Leve ao forno quente cerca de 25 minutos ou até ficarem dourados. Retire e deixe arrefecer alguns minutos antes de os guardar numa caixa hermética.

Bom Apetite!

No comments:

Post a Comment

//PART 2