Tuesday, November 15, 2011

Scones de Roquefort


Percebo que não sou normal quando começo a pensar e a preparar um jantar para 8 pessoas às 18h30 da tarde com direito a entrada, prato principal, acompanhamentos e sobremesa. Ou quando vou para a cozinha num sábado à tarde fazer um bolo e acabo a fazer o bolo, empadas, queques, o jantar e o almoço do dia seguinte. Quando tenho mais de 100 livros de culinária e mesmo assim continuo a comprar mais. Quando metade da mesa da cozinha está ocupada com uma pilha de revistas de culinária. Ou quando se passam dias em que a pouca televisão que vejo não passa do canal Food Network. Pior do que isso é mesmo ir para a cozinha à meia-noite, apenas porque me apetece cozinhar, e passado meia hora estar a comer scones quentinhos barrados com manteiga e compota, enquanto lá fora a chuva cai e a cidade está adormecida.

Ingredientes para cerca de 12 scones pequenos:

100g de queijo roquefort
250g de farinha
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
sal q.b.
200ml de leite
1 colher de sopa de vinagre

Preparação:

Junte o vinagre ao leite e deixe repousar cerca de 15 minutos.
Entretanto junte a farinha, o sal e o bicarbonato de sódio e misture bem. Esfarele o queijo roquefort para dentro da taça da farinha e com os dedos incorpore-o bem. Acrescente depois o leite, aos poucos e poucos, e vá misturando a massa com a ponta dos dedos até a sentir a despegar das paredes da taça. Eventualmente poderá não ser necessário usar todo o leite. A massa deverá ser mole mas não muito pegajosa e não a deverá amassar.
Coloque depois a massa numa superfície enfarinhada e forme uma bola que deverá achatar com as mãos até ter cerca de 3cm de altura (não deve amassar nem trabalhar a massa). Com um cortador de bolachas ou um copo corte circulos de massa e coloque-os num tabuleiro forrado com papel vegetal.
Pincele os scones com o restante leite e leve-os ao forno previamente aquecido (200ºC) cerca de 15 minutos até ficarem dourados.
Sirva como acompanhamento de sopas, com salmão fumado e manteiga ou numa versão mais tradicional com manteiga e compota (uma excelente combinação agridoce).

Bom Apetite!

No comments:

Post a Comment

//PART 2