Os afazeres de Natal aqui por casa são mais que muitos. Presentes para embrulhar e os cabazes de natal para terminar.
A minha mesa da sala de jantar parece um verdadeiro atelier, cheio de cestos e latas, fitas coloridas, tesouras, etiquetas..o que não é habitual para mim que gosto de ter sempre tudo arrumado. Mas é Natal, ninguém leva a mal!
Aos poucos vão-se fazendo mais umas coisinhas para oferecer. Desta vez um bolo de natal!
O ano passado, depois de ver o Bolo da Lata preparado pela Margarida, do Figo Lampo, decidi de fazer algo semelhante este ano. Mas apesar de a receita usada pela Margarida me parecer deliciosa, eu queria uma receita diferente, mais ao estilo do "Christmas Fruit Cake". Até porque tinha a necessidade de que os meus bolos pudessem ser feitos com alguma antecedência para me pouparem correrias de ultima hora. Procurei e pesquisei diversas receitas e decidi criar o meu próprio bolo de natal, com base no que tinha visto. E aqui está ele! Um bolo que pode e deve ser feito com algumas semanas de antecedência para "envelhecer". Que se conserva perfeitamente e que fica mais delicioso a cada dia que passa.
Os meus foram feitos esta semana, estarão perfeitos para oferecer no Natal e ainda podem aguentar mais algumas semanas antes de serem consumidos. (Sim, eu testei a receita antes de a colocar aqui e de a ir oferecer!)
Este não é um bolo muito grande - foram cozidos numa lata de 17cm de diametro - e fica baixinho e consistente, (como o bolo de mel da Madeira). E não roubem na quantidade de whisky, pois é o alcool que permite que o bolo se conserve por várias semanas!
Ingredientes para 1 bolo pequeno:
90g de manteiga à temperatura ambiente
90g de uvas passas (usei sultanas douradas e passas)
60 + 60ml de whisky
50g de açúcar amarelo
1 ovo
75g de farinha de trigo
60ml de mel
1 pitada de sal
1/2 colher de chá de canela
1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio
2 colheres de sopa de leite
25g de nozes
Preparação:
Ponha as passas de molho em 60ml de whisky.
Barre uma lata de 17cm de diametro (ou mais pequena) com manteiga e forre-a com papel vegetal.
Entretanto bata a manteiga com o açúcar e junte o ovo. Acrescente depois a farinha, o sal, o bicarbonato de sódio e a canela. Misture bem. Junte agora o mel e o leite, acrescente as passas e o líquido onde estiveram de molho e as nozes.
Coloque a mistura na lata forrada com papel vegetal e leve ao forno quente (175ºC) durante cerca de 40 minutos ou até o bolo estar cozinhado e bem dourado. Retire e deixe o bolo arrefecer na lata 10 minutos.
Ao fim deste tempo pique o bolo com um palito e regue com os restantes 60ml de whisky. Deixe arrefecer completamente.
Retire depois o bolo da lata embrulhe-o no papel vegetal onde cozinhou e depois volte a embrulhar, desta vez em papel de alumínio e volte a colocá-lo dentro da lata. (Se fizer para oferecer embrulhe-o também em papel de seda, e não se esqueça de juntar um pequeno cartão de boas festas!)
Feche a lata e deixe "envelhecer" entre 2 até 6 semanas antes de consumir.
Bom Apetite!
No comments:
Post a Comment