Foi de rabanadas que a minha mãe teve desejos enquanto grávida de mim. Curiosamente é o doce de natal que menos aprecio... Mesmo assim aqui fica a minha ultima sugestão para a mesa de natal: umas rabanadas com doce de ovos que fazem as delícias do M.!
E agora os votos de Boas Festas para todos os que aqui passam, que comentam e não comentam. Para todos os outro "blogueiros" de culinárias, para os amigos, conhecidos e desconhecidos. Que tenham um excelente Natal, com mesa farta, mas especialmente farto daquilo que não se compra em lado algum e nem sempre se encontra: amor, família, saúde e amizade. Boas Festas para todos!
Ingredientes:
Rabanadas
1 cacete com cerca de 2 dias
600ml de leite
1 cálice de vinho do porto
1 pau de canela
1 casca de limão
4 ovos
açúcar amarelo q.b.
canela em pó q.b.
Para o doce de ovos
5 gemas
350g de açúcar
250ml de água
Preparação:
Comece por fazer o doce de ovos: leve um tachinho ao lume com a água e o açúcar e deixe ferver 5 minutos. Entretanto bata as gemas e acrescente-lhes 2 colheres de sopa da calda de açúcar. Coloque a calda novamente ao lume e junte depois as gemas em fio à restante calda mexendo sempre. Reserve.
Para as rabanadas leve o leite ao lume com o pau de canela, a casca de limão e o vinho do Porto. Deixe levantar fervura, retire do lume e deixe arrefecer m pouco.
Bata os ovos e corte o cacete em fatias com cerca de 2cm de espessura. Mistura o açúcar amarelo e a canela num prato. Passe cada fatia de cacete pelo leite, deixando embeber bem, e depois pelos ovos batidos. Leve a fritar em óleo vegetal quente até ficarem bem douradas.
Escorra sobre papel absorvente, passe-as pela mistura de açúcar e canela e coloque-as no prato de servir
Regue depois com o doce de ovos reservado e polvilhe com um pouco mais de canela em pó.
Bom Apetite! Bom Natal!
No comments:
Post a Comment