Ultimamente tenho feito bastante comida indiana. É engraçado ir experimentando diversas receitas da família do M. - e de tentar perceber se está ou não parecida com os sabores de que ele se lembra.
Depois das bolinhas de carne indianas e do dahl foi altura de experimentar o chacuti. A dificuldade do chacuti é mesmo acertar com a mistura de especiarias e de as preparar correctamente - pois o processo de preparar as especiarias é demorado e necessita prática. Eu saltei esse passo, e usei pó de chacuti comprado numa loja de produtos indianos do Martim Moniz (que o Tio L. me ofereceu), o que simplifica a receita, torna-a acessível a todos e permite que seja possível fazê-la rapidamente.
Ingredientes para 4 pessoas:
1 kg de frango partido em pedaços
350g de grão de bico cozido
25g de pó de chacuti (comprado numa loja da especialidade no Martim Moniz)
100g de coco ralado
sal q.b.
3 cebolas
5 colheres de sopa de óleo vegetal (não se deve substituir por azeite pois adultera o sabor das especiarias)
300ml de água quente
3 colheres de sopa de vinagre
piri-piri q.b.
3 dentes de alho
1 pedacinho de raíz de gengibre
1/2 raminho de coentros frescos
Preparação:
Tempere o frango de sal.
Pique cebola com o alho e o gengibre e leve a refogar com o óleo durante 10 minutos. Leve uma frigideira anti-aderente ao lume e sem juntar gordura deixe torrar o coco uniformemente. Coloque-o depois num copo alto, junte a água quente e bata tudo com a varinha mágica até formar uma pasta. Junte ao refogado de cebola assim como o pó de chacuti, o frango, o vinagre e tempere com o piri-piri a gosto e com os coentros picados.
Deixe cozinhar em lume brando durante 30 minutos. Acrescente depois o grão de bico e deixe cozinhar mais uns minutos para apurar.
Sirva com arroz basmati soltinho.
Bom Apetite!
No comments:
Post a Comment