Wednesday, February 29, 2012
Costeletas de Borrego à Marroquina com Couscous Aromáticos com Limão e Coentros
Uma conhecida canção diz "Numa casa portuguesa fica bem, pão e vinho sobre a mesa". Mas numa mesa de uma casa portuguesa outras coisas ficam bem. Fica bem a nossa comida tradicional, os nossos ingredientes certificados e únicos e os produtos das nossas hortas.
Mas nas nossas mesas há espaço para mais do que apenas a nossa comida e a nossa gastronomia. Há um mundo para conhecer sentados a uma mesa numa qualquer casa portuguesa. Tantos ingredientes e combinações diferentes. Tantos sabores desconhecidos. Tanta aventura e sabores para descobrir num prato de comida e na ponta de um garfo.
Na minha mesa houve inspiração do médio-oriente. E mesmo assim pão e vinho sobre a mesa.
Ingredientes para 2 pessoas:
8 costeletinhas de borrego
1 colher de sopa de Raz el Hanout (na falta desta mistura de especiarias nem sempre fácil de encontrar, utilize uma mistura de coentros em pó, cominhos, pimenta, pimentão doce e acafrão das indias)
sal q.b.
1 chávena (220ml) de couscous
1 chávena (220ml) de água a ferver
1 colher de chá de cominhos
1 colher se chá de coentros em pó
sal q.b.
1 colher de sopa de azeite
raspa de 1/2 limão
1 molhinho de coentros frescos
Preparação:
Tempere as costeletas de borrego com o Raz el Hanout e com um pouco de sal e reserve. Grelhe-as depois numa chapa ou grelhador até estarem cozinhadas e douradas.
Entretanto coloque os couscous numa taça e misture o sal, os cominhos e os coentros em pó. Acrescente a água a ferver, misture e tape a taça com um prato. Deixe repousar 5 minutos. Ao fim desse tempo, e com a ajuda de um garfo separe os grãos dos couscous. Junte a raspa de limão e o azeite e envolva bem. Acrescente os coentros frescos picados.
Sirva as costeletas de borrego com os couscous polvilhando com um pouco mais de coentros picados e regando com um fio de azeite.
Bom Apetite!
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
No comments:
Post a Comment