Chegou a véspera de Natal. Nas cozinhas já há certamente azáfama… O bacalhau está demolhado, as carnes para assar já estão temperadas, e é altura de preparar as sobremesas diversas: as rabanadas, os sonhos, os fritos de abóbora, a aletria, o tronco de natal e tantas outras coisas dependendo das regiões, tradições e vontades.
Também eu tenho ainda coisas para fazer, sobremesas para preparar e uma mesa de natal para compor…. Mas não podia deixar de passar aqui a desejar as Boas Festas a todos. Que tenham um feliz e santo natal junto daqueles que mais amam. E o desejo de que nestes dias todos sejam capazes de por de lado as diferenças para uma noite de paz e harmonia. E que se “inspirem” para serem capazes de fazer isso ao longo de todo o ano….até ao próximo natal!
Um Bom Natal (e uma receita de peru recheado)!
Ingredientes para 8 a 12 pessoas:
(In “Cozinhar, Celebrar e Partilhar” – Joana Roque)
1 peru com cerca de 5 quilos
3 limões
3 laranjas
1 cálice de aguardente
Sal q.b.
Pimenta em grão q.b.
6 dentes de alho
2 colheres de sopa de colorau em pó
Piri-piri a gosto
Azeite q.b.
Pimenta q.b.
200ml de vinho branco
Fatias de bacon q.b. para cobrir o peru
Recheio:
500g de carne de porco picada
1 cebola
100g de bacon
4 salsichas frescas
1 raminho de salsa
1 pãozinho
150ml de leite morno
Sal e pimenta q.b.
Azeite q.b.
2 ovos
100g de cogumelos brancos
1 limão
Preparação:
Prepare um “banho” para o peru. Coloque-o numa bacia grande e cubra-o com água. Tempere com sal, a pimenta em grão, as rodelas de 3 laranjas e de 3 limões e o cálice de aguardente. Cubra com película aderente e guarde no frigorífico entre 24 a 48 horas.
Prepare então o recheio do peru. Leve um tachinho ao lume com um fio de azeite e junte o bacon cortado em pedacinhos deixando fritar e libertar a sua gordura. Acrescente depois a cebola picada e deixe refogar. Junte depois a carne de porco picada, o miolo das salsichas frescas, tempere de sal e pimenta e deixe cozinhar cerca de 15 minutos. Acrescente depois a salsa e os cogumelos picados e tempere com sal e pimenta a gosto e a raspa do limão. Deixe cozinhar até a mistura ter absorvido o líquido que se liberta durante a cozedura. Entretanto demolhe o pãozinho no leite morno e junte à mistura anterior, assim como o ovo batido. Rectifique os temperos e deixe arrefecer um pouco.
Escorra então o peru do “banho” e seque-o bem com uma toalha de cozinha limpa. Cuidadosamente separe a pele da carne do peito do peru, através da abertura do pescoço. Encha essa cavidade com a mistura já fria do recheio, tendo o cuidado de não encher demais, pois corre o risco de, ao assar rebentar a pele. Com ajuda de linha de cozinha e uma agulha coza a abertura, sem esticar a pele. Ate o peru com fio de cozinha, para manter a forma.
Entretanto prepare o tempero para assar o peru. Num almofariz misture os dentes de alho com o azeite, sal, pimenta, piri-piri e colorau e barre todo o peru com essa mistura.
Coloque as fatias de bacon sobre o peito do peru e as pernas, para não secar e cubra com papel de alumínio.
Leve a assar em forno quente (200ºC) durante 2h30 a 3h (Espete o peru na parte entre a coxa e o peito. Se os líquidos saírem sem vestígios de sangue, o peru está cozinhado). Ao fim desse tempo retire o papel de alumínio, regue o peru com vinho branco e deixe acabar de cozinhar até ficar bem douradinho, cerca de 30 a 45 minutos.
Depois de cozinhado deverá deixar repousar fora do forno e coberto com papel de alumínio cerca de 20 minutos antes de o trinchar.
Bom Apetite e Bom Natal!
No comments:
Post a Comment