Thursday, December 6, 2012
Madalenas de Cacau e Avelãs
É impossível comer apenas uma destas madalenas. Aliás, aconselho seriamente a esconderem as restantes depois de comerem a primeira ou correm sérios riscos de não resistirem a comê-las todas, umas atrás das outras. São uma verdadeira perdição. Outra coisa não seria de esperar de madalenas que sabem a nutella!
São perfeitas para um lanchinho, para acompanhar o café no final de uma refeição e até para oferecer, numa caixinha bonita decorada com papel seda.
Agora que o Natal está aí, é uma alternativa deliciosa para oferecer em vez das habituais bolachinhas, aos tios, avós, amigos ou colegas. Uma sugestão para experimentarem no fim de semana ou darem a experimentar este Natal!
Ingredientes para cerca de 18 madalenas:
(in “Gifts from the Kitchen” – Annie Rigg, página 28)
100g de manteiga derretida
100g de farinha
½ colher de chá de fermento
1 colher de sopa de cacau em pó
25g de miolo de avelãs
2 ovos
80g de açúcar
20g de mel
Açúcar em pó para polvilhar
Preparação:
Triture as avelãs até ficar com uma espécie de uma pasta. Reserve.
Numa taça peneire a farinha com o fermento e o cacau. Junte as avelãs e misture bem.
À parte bata os ovos com o açúcar e o mel até terem dobrado de volume e apresentarem uma coloração pálida. Envolva depois a farinha com o fermento, avelãs e cacau à mistura de ovos até ficarem bem incorporadas. Acrescente depois a manteiga derretida continuando a envolver.
Divida depois a mistura por uma forma própria para as madalenas (previamente untada com um pouco de manteiga e polvilhada com farinha) enchendo-as apenas até ¾ da sua capacidade.
Leve ao forno previamente aquecido a 180ºC e deixe cozinhar cerca de 10 a 12 minutos até as madalenas estarem crescidas.
Retire do forno e deixe arrefecer nas formas alguns segundos antes de desenformar. Deixe-as depois arrefecer sobre uma grelha.
Antes de servir polvilhe-as com açúcar em pó. (Podem ser guardadas alguns dias dentro de uma caixa hermética.)
Bom Apetite!
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
No comments:
Post a Comment