Como já tinha acontecido o ano passado, este ano a produção de courgettes dos meus avós continua em alta. São courgettes atrás de courgettes e ficamos sem saber muito bem como dar andamento a tudo o que vem parar cá a casa. Claro que muitas já estão congeladas prontas a usar em sopas e purés, algumas foram parar a bolos e outras preparações culinárias e, à semelhança de muita gente por esta blogosfera fora, outras ainda foram parar em compotas! Como esta.
Ingredientes para 4 frascos pequenos:
1 quilo de courgette descascada
800gr de açúcar
1 colher de chá de cardamomo moído
1 colher de chá de canela em pó
raspar de 1/2 limão
Preparação:
Depois de descascada e pesada, rale a courgette. Coloque-a depois num tacho largo, junte o açúcar, a raspa de limão e as especiarias e mexa bem.
Leve a lume brando e deixe ferver lentamente mexendo de vez em quando. O doce estará pronto quando atingir o ponto de estrada (que para esta quantidade de ingredientes demorou cerca de 1h30 - Ponto de estrada: coloque um pouco de doce num prato e passe-lhe com o dedo ou a ponta de uma faca. Se abrir uma "estrada" que não se feche de imediato, o doce está pronto.)
Coloque o doce ainda quente em frascos de vidro previamente esterilizados e bem secos e tape-os bem. Ponha-os depois de cabeça para baixo de modo a criarem um vácuo natural e assim se conservarem mais tempo. Depois de frios guarde-os num local fresco e seco - como uma despensa ou armário. Desde que devidamente confeccionados e guardados em frascos esterilizados, as compotas duram anos.
Bom Apetite!
No comments:
Post a Comment