Foi mais um fim de semana que passou a correr, mas mesmo assim houve tempo para ajudar uns amigos a fazer uma mudança. ir a um jantar de aniversário e ter mais um lanche ajantarado para colocar em dia a conversa com alguns amigos que não víamos desde as férias. No meio de tudo isto ainda se fizeram umas compotas com frutas e legumes que os meus avós me trouxeram.
Para começar a semana, sai a compota que mais me surpreendeu: tomate com maçã. Uma delícia!
Ingredientes para aproximadamente 4 frascos (200ml):
800 g de tomate (pesado depois de pelado e bem escorrido)
400 g de maçã (pesada depois de descascada e cortada em cubos)
900 g de açúcar
1 pau de canela
Preparação:
Numa panela coloque o tomate arranjado e partido em pedaços, e maçã o açúcar e o pau de canela. Misture bem e leve a lume brando mexendo de vez em quando. Deixe o doce cozinhar até atingir o ponto de estrada (para saber se já está em ponto de estrada: coloque um pouco de doce num prato e passe-lhe com o dedo ou a ponta de uma faca. Se abrir uma "estrada" que não se feche de imediato, o doce está pronto.)
Passe o doce com a varinha mágica e coloque-o ainda quente em frascos de vidro previamente esterilizados e bem secos e tape-os bem. Ponha-os depois de cabeça para baixo de modo a criarem um vácuo natural e assim se conservarem mais tempo. Depois de frios guarde-os num local fresco e seco - como uma despensa ou armário.
Bom Apetite!
No comments:
Post a Comment