Há quem não acredite, mas eu tenho um limoeiro. Isto não seria nada de extraordinário se eu morasse numa casa com quintal. Mas não moro. Vivo num apartamento e tenho um limoeiro, num vaso, na varanda. E sim, o limoeiro é pequenino e mesmo assim dá limões grandes e sumarentos. Ninguém parece acreditar até realmente o verem! Então se tiver limões, mais admirados ficam.
Este ano o meu pequeno limoeiro deu 10 limões. E já descobri mais uns, ainda muito pequeninos, o que significa que mais para a frente haverá ainda mais.
Não é nenhuma fartura, mas o meu limoeiro pequenino, num vaso, na varanda dá limões, que eu reguei, vi crescer, falei e finalmente colhi. O privilégio de podermos saborear algo que vimos crescer é sem dúvida um sentimento muito bom. E, apesar de estar a falar de limões, também a vida nos permite, algumas vezes, colher frutos saborosos do que plantamos e tratamos com carinho.
Como queria celebrar a pequena colheita do meu limoeiro, resolvi fazer algo em que eles fossem a estrela. Nada melhor do que fazer um curd de limão e gengibre, ideal para comer com crepes, rechear bolos, ou a acompanhar gelado!
Ingredientes para 4 frascos:
6 ovos
6 limões
1 pedacinho de raíz de gengibre (do tamanho do polegar)
400g de açúcar
120g de manteiga
Preparação:
Num tacho junte a raspa da casca dos limões, assim como o seu sumo.Descasque o gengibre e rale-o. Junte-o também ao tacho e acrescente o açúcar e a manteiga. Leve ao lume até a manteiga estar derretida e a açúcar dissolvido.
Bata bem os ovos e junte-os à mistura anterior. Sem para de mexer, leve ao lume até engrossar. Retire e deixe arrefecer.
Guarde o curd em frascos previamente lavados e esterilizados. O curd deverá ser guardado no frigorífico e consumido no prazo de um mês.
Bom Apetite!
No comments:
Post a Comment