Há um tempo atrás vi fazer um risoto, num episódio do Masterchef Austrália, em que não adicionavam queijo, e não mexiam o arroz. Achei curioso, porque o aspecto era delicioso, mas as técnicas usadas eram completamente diferente daquilo que estamos habituados.
Achei por bem experimentar fazer este risoto que se agita, em vez de se mexer, e se finaliza apenas com um pouco de manteiga. O resultado final foi um risoto mais delicado em que não se sente a falta do queijo!
Ingredientes para 2 pessoas:
1 chávena de arroz para risoto
1/2 chouriço de carne alentejano
50g de bacon em cubinhos
1 litro de caldo de galinha
1/2 copo de vinho branco
coentros frescos q.b.
azeite q.b.
1 cebola pequena
1 colher de sopa bem cheia de manteiga
Preparação:
Coloque o caldo de galinha ao lume, junte um pouco de coentros frescos e deixe levantar fervura, mantendo-o depois em lume brando, para adicionar sempre bem quente ao risotto.
Pique finamente a cebola e corte o chouriço em pequenos cubos.
Leve uma frigideira anti-aderente ao lume com um fio de azeite e junte a cebola. Assim que esta ficar translucida acrescente o chouriço e o bacon, deixe fritar um pouco para libertar a gordura e acrescente o arroz deixando-o fritar um pouco. Junte o vinho branco e, sem nunca mexer o arroz, vá agitando a frigideira para incorporar bem o arroz com os líquidos.
Aassim que o vinho tiver evaporado acrescente, aos poucos e poucos, e com a ajuda de uma concha, o caldo de galinha. Vá agitando a frigideira para envolver o arroz, mas não misture com a colher de pau. Repita este processo até o arroz estar cozido, mas ainda com um pouco de resistência quando o trinca.
Acrescente a manteiga e envolva, agitando a frigideira e deixe repousar uns segundos.
Coloque o risotto no prato de servir e polvilhe com coentros picados.
Sirva de imediato.
Bom Apetite!
No comments:
Post a Comment