Desde que o tio L. falou no caril feito com caranguejo real, que fiquei com vontade de experimentar. E foi depois de mais um episódio do programa "Pesca Radical", (que o M. adora ver, e que por arrasto eu também vejo....) em que seguimos o dia-a-dia de diversos barcos de pesca especializados na apanha destes caranguejos, que subitamente me voltei a lembrar do dito caril e me deu vontade de sair de imediato para ir às compras (e já passava da meia-noite).
Finalmente lá comprei uns belos bocados do dito caranguejo e tivemos um caril de lamber os dedos.
Ingredientes para 2 pessoas:
600g de caranguejo real com casca e partido em pedaços
1 cebola grande
2 dentes de alho
sal q.b.
1 colher de sopa de pó de caril
1 colher de chá de curcuma (acafrão das indias)
100g de coco em barra (em alternativa 200ml de leite de coco)
óleo vegetal q.b.
coentros q.b.
Preparação:
Leve um tacho ao lume com o óleo e refogue a cebola e os dentes de alho picados. Junte depois o pó de caril e a curcuma e deixe fritar em lume brando (poderá acrescentar malagueta seca ou piri.piri moído se gostar do seu caril mais picante). Se necessário acrescente umas gotinhas de água de modo a que a mistura não queime.
Acrescente o caranguejo em pedaços e envolva no refogado. Acrescente o coco em barra partido em pedaços e acrescente um copo de água a ferver para formar o leite de coco (se não usar coco em barra acrescente o leite de coco mas não acrescente a água).
Tempere de sal a gosto e deixe ferver sobre lume brando cerca de 10 minutos para o molho apurar.
Antes de servir polvilhe com os coentros picados e sirva com arroz basmati bem soltinho.
Bom Apetite!
No comments:
Post a Comment