Há uns tempos atrás falava com o pai do meu amigo L. acerca das maravilhas da cataplana e de como é tão pouco usada e tão pouco falada entre nós. Certamente que quase todos têm um wok em casa, mas uma cataplana poucos têm. O método de cozedura na cataplana é mais saudável e rápido do que um wok para além de preservar muito melhor o sabor dos alimentos. E é nosso: é tipicamente português.
Numa altura em que tanto se fala de "consumir" o que é português porque não passarmos a usar a cataplana para fazermos refeições rápidas e saudáveis? De colocarmos lá para dentro as mais variadas combinações de alimentos, tudo em cru apenas com um fio de azeite, fechar e passado pouco mais de 30 minutos, sem ser preciso vigiar, ter o jantar pronto? E ainda por cima "made in Portugal".
Ingredientes para 2 pessoas:
6 batatas
2 tomates maduros
1 pimento verde
2 cebolas
500g de peixe para caldeirada (ou apenas um tipo de peixe se preferir)
azeite q.b.
sal q.b.
1 folha de louro
1 malagueta seca (opcional)
1 copo de vinho branco
coentros frescos
Preparação:
Lave e descasque as batatas, cortando-as depois em rodelas não muito finas. Tire a pele e a semente aos tomates e corte-os em cubos. Corte a cebola e o pimento em rodelas.
No fundo da cataplana disponha uma camada de cebola, por cima desta uma camada de batatas, tomate e pimento. Tempere com um pouco de sal. Cubra depois com o peixe, tempere com um pouco mais de sal e cubra com cebola, batata, tomate e mais pimento.
Regue tudo com um fio de azeite, o vinho branco e junte a folha de louro e a malagueta - se usar. Acrescente também um raminho de coentros.
Feche a cataplana e leve a lume brando cerca de 30 minutos. Sirva polvilhado com coentros picados.
Bom Apetite!
No comments:
Post a Comment