Thursday, September 1, 2011
Licor Caseiro de Cerejas
O que partilho aqui hoje, já foi preparado em Junho, na altura em que as cerejas encheram a minha cozinha. E como eram tantas, para além de termos comido muitas resolvi continuar os meus preparativos para o Natal. Resolvi então preparar um licor caseiro de cerejas usando um rácio muito simples que a minha avó me ensinou. O único obstáculo que tive foi com o alcool a utilizar. A minha avó falou-me em aguardente (preferencialmente caseira).Como não tinha aguardente para utilizarde utilizar, e após algumas pesquisas, descobri que podemos usar a vodka como base e em substituição da aguardente. Foi o que fiz.
Passado quase 3 meses, tenho um lindo licor de cerejas devidamente engarrafado e etiquetado, prontinho para colocar em alguns dos meus cabazes de Natal.
Apesar de ter feito com cerejas, segundo a minha avó podemos utilizar outro fruto como amoras silvestres, morangos, alperces, ou até cascas de tangerina, limão ou laranja, pau de canela, grãos de café... É uma questão de inventar, experimentar e testar!
Ingredientes:
1 medida de açúcar
2 medidas de cerejas (usei com caroço)
3 medidas de vodka
Preparação:
Num frasco (ou qualquer outro recipiente de vidro e com tampa) devidamente esterilizado, colocar todos os ingredientes e agitar bem para misturar. Guardar num sitio fresco e escuro como uma despensa e, durante os primeiros dias ir agitanto para ajudar a dissolver o açúcar. Deixar repousar cerca de 2 meses.
Ao fim desse tempo coar o licor para garrafas (eu esterilizei as minhas e deixei sacar bem) e está pronto a consumir.
Bom Apetite!
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
No comments:
Post a Comment