Wednesday, July 18, 2012

Marmelada de Maçã


Eu sei que pode parecer um pouco fora de época, mas a macieira dos meus sogros está carregada de maçãs. Maçãs pequeninas e um pouco farinhentas que, apesar de não serem as melhores para comer ao natural, sou perfeitas para compotas e para utilizar em preparações culinárias. Ora cá a casa vieram parar vários quilos de maçã. Tem-se feito sumo, compotas e utilizados em outros cozinhados.
Mas entretanto resolvi fazer marmelada e geleia de maçã de que já tinha ouvido falar mas que nunca tinha feito.
O método de preparação é exatamente o mesmo da marmelada e geleia de marmelo. Depois de algum tempo a descascar e preparar tantas maçãs o resultado não podia ter corrido melhor. E aos poucos a minha cozinha vai parecendo um pequeno armazém.

Ingredientes para 4 tacinhas de marmelada:

1 kg de maçãs descascadas e sem caroço, partidas em pedaços
750g de açúcar
1 pau de canela

Preparação:

Leve as maçãs a cozer com pouco água até ficarem macias. Ao fim desse tempo escorra-as e volte a colocar no tacho. Acrescente o açúcar e o pau de canela e deixe ferver cerca de 15 a 20 minutos. Retire depois o pau de canela e com a varinha mágica triture bem as maçãs. Veja se ao passar a colher de pau no fundo do tacho consegue ver o fundo. Se ainda estiver um pouco líquida, deixe ferver mais uns minutos até atingir o ponto certo da marmelada.
Coloque depois em tacinhas e cubra-as com papel vegetal. (E sim, aguenta vários meses!)

Nota: Para a geleia de maçã proceda do mesmo modo que para uma geleia normal. Coloque as cascas e os caroços das maçãs numa panela e cubra com água. Deixe ferver algumas horas até o líquido ter reduzido para metade e a pectina se ter libertado. Escorra bem aproveitando o líquido e depois coe-o de modo a libertar todas as impurezas. Por cada litro de líquido acrescente cerca de 800g de açúcar e leve ao lume a ferver até atingir a consistencia desejada para uma geleia (teste o ponto de estrada.) Guarde em frascos esterilizados bem fechados e volte-os de cabeça para baixo durante algumas horas para ganharem vácuo natural. Coloque-os depois num sitio seco e escuro até consumir.

Bom Apetite!

No comments:

Post a Comment

//PART 2